16/10/2017 18h20

Última oficina de planificação para colaboradores da Rede Cuidar

A partir desta segunda-feira (16), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Conselho Nacional dos Secretários da Saúde (Conass) realizam a última semana da Planificação da Atenção à Saúde na região Norte do Espírito Santo. A oficina de alinhamento conceitual irá tratar o tema “Assistência Farmacêutica na atenção primária à saúde”.

De acordo com a superintendente de saúde da região Norte, Gilcilene Pretta Cani Ribeiro, a programação da segunda-feira será voltada para os facilitadores das oficinas de planificação Região Norte ES, incluindo os municípios do polo Pinheiros.

Ela destacou que este é o encerramento de uma etapa de um longo processo para a implantação da Rede Cuidar, na região norte do Estado, mas que já consegue visualizar resultados positivos no processo é recompensador.

“A Região trabalhou dois grandes projetos prioritários paralelamente: a planificação e a implantação da Unidade de Cuidado Integral à Saúde (Rede Cuidar), em Nova Venécia, no mês de setembro. Avalio que por meio desse importante trabalho coletivo, a região dá um salto importante para promover um novo cuidado à saúde da população, com novos processos de trabalho e de forma integrada. Será um marco para nossa região que aguardava ansiosa por essas melhorias na saúde. A Rede Cuidar e a planificação, implantadas na região Norte, serão o marco de mudanças na saúde pública regional e estadual. Foi um longo e maravilhoso caminhar, e, os resultados, pouco a pouco sendo visualizados e reconhecidos por todos, gestores, equipes de saúde e, especialmente, pelos usuários do SUS – razão de ser de toda nossa construção coletiva! Finalizamos uma etapa de um processo que terá continuidade para consolidar a efetividade das ações na região de Saúde norte”, disse Pretta.

Local: Escola Master, em São Mateus

8 horas – Café de manhã compartilhado

8h30 - Boas Vindas – Pretta Cani

9 horas – Apresentação das atribuições e encaminhamentos dos facilitadores municipais.

9h30 – Apresentação da configuração e dos objetivos da Oficina de 6 – Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde

10 horas - Exposição dialogada: Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde

11h30 – Discussões e alinhamentos conceituais finais.

12 horas – Intervalo

13 horas – Divisão em grupos, por polos (SM, BSF, NV, Pinheiros e Jaguaré) – em 5 salas.

14h30 - Orientações sobre a apresentação da atividade de dispersão da Oficina 5.

15 horas – Orientações sobre atividade de dispersão da Oficina 6.

15h45 – Encerramento.

17 e 18/10

Oficinas Municipais - Em cada Município

OFICINA 6: Assistência Farmacêutica na Atenção Primária à Saúde

Público Alvo: toda equipe APS/ESF/PACS/VIS/ACE,UMI/Hospital, Coordenador, Central Municipal de Regulação, NASF, conselheiros de saúde,  etc.

OBS: Importante presença do Gestor e, se possível, prefeito na abertura dos dois dias.

19/10/2017

Oficinas Tutoriais nas Unidades Laborátórios (UL) - São Mateus, Jaguaré, Barra de São Francisco, Nova Venécia.

OBS: na unidade de Pinheiros será realizada em novembro, junto com as oficinas municipais do polo

Público Alvo: Equipes das UL, Referências Técnicas Municipais, Facilitadores Planificação, Facilitadores CONASS e Coordenadores da APS.

20/10/2017

9ª Reunião de Grupo Condutor Norte - Faculdade Multivix São Mateus

Público Alvo: Membros do Grupo Condutor da Planificação Norte ES.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br