06/06/2012 12h22 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Governo do ES inaugura Unidade Saúde da Família em Ibiraçu

A décima terceira Unidade Saúde da Família (USF) inaugurada pela gestão Casagrande já está à disposição dos moradores de Ibiraçu. O espaço, que começa a funcionar na próxima terça-feira (12), foi entregue, na manhã desta quarta-feira (06), pelo governador em exercício Givaldo Vieira, acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde Tadeu Marino, de Desenvolvimento Urbano Iranilson Casado e pela prefeita Naciene Vicente. Na oportunidade, o Governo também realizou a entrega de um caminhão equipado com tanque pipa para a prefeitura municipal.

Para que a Unidade Saúde da Família “Rufino Manoel Oliveira” fosse construída, o Governo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) repassou ao município R$ 881.383,00. A unidade foi entregue inteiramente equipada e oferecerá atendimento médico e odontológico para aproximadamente seis mil pessoas, fortalecendo a atenção primária do município, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

O governador em exercício ressaltou a importância do tratamento prioritário que o Executivo Estadual dispensa à atenção primária à saúde, sobretudo no interior do Estado. “Buscamos aprimorar cada vez mais o atendimento que é oferecido pelos servidores em hospitais e unidades de saúde. Para isso, é necessário o investimento em capacitação e infraestrutura, como podemos notar nesta obra, que beneficiará as famílias de toda a região”, afirmou Givaldo Vieira. Segundo ele, o Governo apoia os municípios no desenvolvimento econômico e social e cerca de 60% do orçamento estadual é distribuído para o interior capixaba.

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, destacou que o investimento em saúde é uma das prioridades do atual Governo e, nesse sentindo, a construção das unidades da saúde da família são de grande importância, pois 80% dos problemas crônicos de saúde são resolvidos na atenção primária.

“Quanto melhor o funcionamento da atenção primária, menos os pacientes terão complicações decorrentes de doenças crônicas que acabam os levando aos atendimentos de urgência dos hospitais. Essa é a 13ª unidade que inauguramos em 18 meses, dentro de um padrão moderno e ecologicamente correto, sendo um local adequado para os profissionais de saúde trabalharem e um ambiente humanizado para receber a população”, ressaltou Marino.

Os moradores de Ibiraçu também receberam a USF com alegria e elogiaram o novo serviço. “O prédio ficou muito bonito e será muito bom para a utilização de toda a família”, disse o aposentado José Marcos Furieri, 64, ao lado do comerciante Ralf Giffoni de Oliveira, 47, que ficou surpreso com o padrão arquitetônico da nova unidade. A pensionista Maria Francisca Nascimento, 62, já é paciente de outra unidade de saúde e disse que pretende usar o novo serviço para consultas e exames.

A Unidade Saúde da Família “Rufino Manoel Oliveira” foi batizada com esse nome em homenagem ao primeiro farmacêutico de Ibiraçu, que chegou ao município em 1925 e ajudou bastante a comunidade àquela época prestando seu trabalho e salvando vidas. Sua filha, Benedita de Oliveira Botti, e outros familiares estiveram presentes à inauguração e se emocionaram com a homenagem.

Padrão

Localizada no Bairro Ericina, a nova unidade possui 600 metros quadrados e conta com cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 75 lugares e ambientes administrativos.

Assim como as outras unidades já inauguradas, esta segue um padrão, com projeto arquitetônico que adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação naturais. A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

A construção da Unidade Saúde da Família tem o objetivo de fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dessa iniciativa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) financia a construção e equipa as Unidades. Em contrapartida, o município disponibiliza o terreno e os profissionais para atuar no local.

A Unidade Saúde da Família de Ibiraçu será a 13º inaugurada desde 2011. As demais são as de Rio Bananal, Venda Nova do Imigrante, Jaguaré, Sooretama, Cariacica (Santa Fé), Ecoporanga, Anchieta, Vila Velha (Barramares), Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e Águia Branca.

A unidade faz parte de um conjunto de 73 USF que devem ser entregues à população capixaba até 2014, em 47 municípios. O investimento total ultrapassa R$ 75 milhões – para financiamento das obras, compra de mobiliário e equipamentos médico-hospitalares.

Infraestrutura viária

O Governo também entregou, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), um caminhão-pipa para auxiliar os serviços urbanos do município, como jardinagem e lavagem das ruas. A secretaria investiu R$ 210 mil para a aquisição do veículo. Em seu discurso, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano Iranilson Casado destacou que a pasta, por determinação do governador Renato Casagrande, busca implementar ações em todos os municípios capixabas, inclusive do interior.

“Nesta oportunidade trazemos um caminhão-pipa para irrigar plantações, garantir abastecimento de água e possibilitar a limpeza de ruas da cidade. A infraestrutura é uma das prioridades destacadas no planejamento estratégico da administração estadual e, em Ibiraçu, contamos com a contribuição da Prefeitura na eficiente condução de obras que a pasta autorizou em benefício da população”, pontuou Casado.

Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier