12/04/2024 16h03 - Atualizado em 12/04/2024 18h29

Sesa visita obras do novo Hospital e Maternidade Cidade Saúde em Guarapari

O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, e os subsecretários Gleikson Barbosa (Regulação do Acesso em Saúde) e Alexandre Aquino (Contratualização em Saúde), realizaram, na manhã desta sexta-feira (12), uma visita técnica às obras do novo Hospital Municipal Maternidade Cidade Saúde Doutor Luiz Buaiz, na Praia do Morro, em Guarapari. A edificação está em fase final de construção pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo Federal.

A comitiva esteve nas instalações do hospital, que conta com prédio de quatro pavimentos de grande porte, com mais de 18 mil m², que será referência no Sistema Único de Saúde (SUS) na região pela qualidade na infraestrutura da unidade para os pacientes que precisarem de atendimento de urgência e emergência e de leitos de média e alta complexidade.

Com um layout moderno e pensado para oferecer conforto aos pacientes, o novo Hospital Municipal Maternidade Cidade Saúde terá capacidade para ofertar 200 leitos de enfermaria e de urgência para recém nascidos, crianças, adultos, além de espaço para ampliação e mais cinco centros cirúrgicos para pequenas e grandes cirurgias.

O Governo do Estado é parceiro do município na gestão do novo hospital, que será feita pelo Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (HIFA), por meio de convênio. A expectativa é que o atendimento do HIFA seja ampliado, aproveitando a infraestrutura do novo Hospital, ofertando serviços médicos em novas especialidades, como cardiologia, pneumologia, cirurgias gerais, cirurgião plástico, ortopedia e traumatologia.

“A infraestrutura do hospital é excelente e vai melhorar o desempenho e utilização dos leitos, dando mais giro, sobretudo na UTI Neonatal. O hospital é belo, acolhedor e preparado para atender com qualidade ao paciente do SUS. O município e o Governo do Estado estão em tratativas para realizar esse sonho dos moradores de Guarapari”, afirmou o secretário Miguel Duarte.

Para a secretária Municipal de Saúde, Alessandra Albani, o momento agora é de planejar o funcionamento do novo hospital. “Estamos muito alegres em apresentar o novo hospital aos gestores da Sesa, que puderam conhecer melhor o espaço. O Governo do Estado vai nos ajudar na gestão do hospital, melhorando o atendimento de saúde na cidade e em toda região”, declarou.

Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos