18/11/2011 09h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Caminhada abre Semana do Doador Voluntário de Sangue neste domingo (20)

Na próxima semana, no dia 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, para marcar a data, diversas ações foram programadas pelo Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As atividades começam neste domingo (20), quando será realizada uma caminhada em Vitória, com saída às 8 horas da Praça dos Namorados. Ao longo de toda a semana, quem comparecer para doar sangue na unidade de Vitória será recebido com brindes, lanche e decoração especial.

O objetivo da semana, celebrada em todo o país, é homenagear e agradecer o gesto solidário dos doadores de sangue e incentivar a comunidade para que cada vez um número maior de pessoas tome a mesma iniciativa, ajudando a compor o estoque do Hemoes, órgão responsável por captar, processar e distribuir sangue e hemoderivados (hemácias, plaquetas e plasma) em todo o Estado.

A coordenadora da captação e coleta externa do Hemoes, Sâmia Secchim, explica que a doação de sangue é um ato simples, que dura em média 40 minutos a uma hora (sendo 4 a 10 minutos de coleta), que não traz nenhum problema para o doador, não “afinando” nem “engrossando” o sangue. Em cada coleta é preenchida uma bolsa com capacidade de 450ml, o que representa menos de 10% do total de sangue de uma pessoa. Uma bolsa de sangue pode salvar até três vidas.

Segundo Sâmia, o estoque atual de sangue do Hemoes está baixo, com grande necessidade de reposição principalmente do fator RH negativo. Ela lembra que, neste período final de ano, com a proximidade das festas e férias de muitas pessoas, o número de acidentes aumenta e também a ida de doadores ao Hemoes diminui.

O ideal é que o Hemocentro receba, no mínimo, 120 doações diárias, mas a unidade tem registrado uma média diária de 60 a 70 doações. “Todo mundo um dia pode precisar, estamos sujeitos à doença e acidentes que não esperamos. Muitas vezes somente temos consciência disso quando acontece com alguém próximo”, ressalta Sâmia.

Ela lembra que, para manter os estoques de sangue num nível satisfatório, o Hemocentro precisa de doadores fidedignos, que compareçam com freqüência para doar, e não somente os doadores de reposição, que vão até o local quando um parente ou amigo precisa de sangue.

A coordenadora destaca que as doações são sempre esperadas não só por causa do sangue, mas também das plaquetas (componente muito solicitado pelos hospitais, utilizados para doenças crônicas, dengue, leucemia, dentre outras) e que têm vida útil de apenas cinco dias. “Para que tenhamos uma bolsa de plaquetas precisamos de sete a oito doadores de sangue”, ressalta.

Doadores

Entre segunda-feira (21) e sexta-feira (25), os doadores que procurarem o Hemocentro receberão brindes e um lanche especial. Também haverá no local apresentação de alunos da Fabavi, com coral e peças de teatro. No sábado (26), a semana será encerrada com festa para as famílias, que contará com diversão para as crianças (pula-pula) e guloseimas como algodão-doce e cachorro-quente. As unidades de coleta dos municípios do interior do Estado também terão programação especial durante toda a semana.

Para ser voluntário é preciso ter entre 18 e menos de 68 anos de idade, ou 16 e 17 anos de idade desde que apresentem autorização do responsável com firma registrada em cartório. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Além disso, o candidato deve ter boa saúde e não precisa estar em jejum. Caso tenha almoçado, a doação deve ser feita após três horas. E se o voluntário for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

Os interessados em doar sangue devem apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passam por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

A hemorrede da Sesa é responsável por abastecer 37 hospitais que atendem pelo SUS no Espírito Santo. O Hemocentro da Sesa registrou 37.484 bolsas de sangue coletadas em 2008, 41.321 em 2009, 40.057 em 2010 e 33.287 de janeiro a outubro de 2011.

Caminhada da Semana do Doador de Sangue
Data: 20/11
Horário: Saída às 8 horas em frente à Praça dos Namorados e chegada na Praia de Camburi, em frente ao Restaurante Portomare, onde haverá coleta de sangue.

Onde doar

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes)
Tel. 3636-7900/7920/7921- Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. A unidade funciona das 7 às 17h30 horas, de segunda-feira a sábado.

- Unidade de Coleta à Distância de Serra
Tel. 3338-7880/3338-7373. Avenida Eudes Scherrer Souza, s/n (anexo ao Hospital Dório Silva). Coleta de sangue e cadastro de medula das 7 às 12h30 horas.

- Hemocentro de Linhares
Tel. (27) 3171-4361/4363/4362 - Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao Lado do Hospital Rio Doce). Coleta de sangue de segunda-feira a sexta-feira, de 7 às 11h30 horas e cadastro de medula das 7 às 16 horas.

- Hemocentro Regional de Colatina
Tel. (27) 3177-7930 - Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro. Coleta de sangue de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h40 horas. Cadastro de medula, de segunda-feira a quinta-feira.

- Hemocentro Regional de São Mateus
Tel. (27) 3767-4135 - Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Coleta de sangue e cadastro de medula de segunda-feira a sábado, das 7 às 12 horas.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn