09/05/2012 13h05 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Conselho Estadual de Saúde se reunirá com municípios nesta quinta-feira (10)

Nesta quinta-feira (10), o Conselho Estadual de Saúde (CES) se reunirá com presidentes, secretários executivos e membros dos 78 conselhos municipais de saúde capixabas para discutir o plano de ação para 2012. O evento será realizado no Centro de Treinamento Dom João Batista, das 8 às 18 horas, e contará ainda com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ministério Público Estadual e Ministério da Saúde.

Segundo o secretário executivo do CES, Aylton Simoneli Júnior, serão abordados diversos assuntos, como a apresentação do novo sistema de relatório de gestão, que passará a ser usado pelos conselhos municipais a partir deste ano. Além disso, haverá um espaço para debater sobre o Programa de Inclusão Digital.

“Durante as primeiras etapas do Programa o Ministério da Saúde doou computadores, impressoras, antenas parabólicas e televisões, ou seja, instrumentalizou todos os conselhos municipais de saúde do Estado. Agora, serão discutidas questões sobre capacitação e conectividade”, diz.

Cada tema do evento será conduzido por palestrante com experiência no assunto. “A gente espera ao fim do encontro estabelecer uma agenda para 2012 que envolva ações conjuntas para fortalecimento do controle social da saúde no Estado”, completa Aylton Simoneli Júnior.

O CES é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, composto por representantes (no ES, são 48) do Governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que têm a função de decidir, junto com as respectivas secretarias estaduais de Saúde, as diretrizes de planejamento no sistema de saúde pública estadual. Os conselheiros são indicados por entidades públicas, filantrópicas e privadas com âmbito de atuação estadual.

7h30min – Café da Manhã

8 horas – Abertura

8h30min – Apresentação da Agenda 2012. Aylton Simoneli Júnior – secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde

9h30min – Debate