27/04/2011 07h45 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Curso de Qualificação de Gestores do SUS tem início nesta quinta (28)

Começa nesta quinta-feira (28) o Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS II. A aula inaugural será realizada às 09 horas, no auditório da Prefeitura de Vitória. Na parte da tarde, as atividades continuam na Faculdade Salesiana, também na Capital. Ao todo, 250 gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e dos municípios se inscreveram.

Entre os participantes estão Walter Mendes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz; Elizabete Araújo, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); os subsecretários da Sesa, Geraldo Queiroz e Lúcio Spelta; além do secretário de Saúde da Capital e presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems-ES), Luiz Carlos Reblin.

Durante as aulas, serão apresentadas as propostas do curso, bem como seu referencial pedagógico. Na ocasião, os alunos também receberão o material didático e serão familiarizados com o ambiente virtual – aulas não presenciais.

O curso

De acordo com a coordenadora estadual do curso, Solange Loyola, o objetivo da qualificação é desenvolver competências de gestão dos diferentes níveis do SUS e formar equipes gestoras, referenciadas na regionalização da atenção à saúde, a fim de atender às novas exigências do Pacto pela Gestão da Saúde.

A capacitação será desenvolvida na modalidade semipresencial à distância, com carga horária de 180 horas, durante sete meses. São 250 vagas e o aluno deverá desempenhar função estratégica na gestão dos serviços e sistemas. As áreas prioritárias são “Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria”, “Fundos Municipais e Estaduais de Saúde” e “Planejamento e Programação em Saúde”.

A primeira edição do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS ocorreu no período entre dezembro de 2008 e junho de 2009, qualificando 217 gestores e nove tutores, e tendo a participação de 64 secretarias municipais e três superintendências regionais de Saúde.

Ele é estruturado pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e está sob a coordenação da Fundação Oswaldo Cruz. No Estado, vem sendo desenvolvido em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Superintendências Regionais de Saúde, Cosems, Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e Ufes.

Mais informações podem ser acessadas em:

Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br