29/04/2011 11h38 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

‘Dia D’ de vacinação contra gripe é neste sábado (30)

Este sábado (30) é o “Dia D” de imunização contra a gripe em todo o Brasil. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que mais de 1.500 postos de vacinação, entre fixos e volantes funcionem, mobilizando aproximadamente 4.500 trabalhadores nos 78 municípios capixabas. A abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será na Unidade de Saúde do Bairro República, em Vitória, às 08 horas.

O dia de mobilização nacional tem o objetivo de facilitar o acesso às vacinas. “As pessoas que não podem ir durante a semana, podem ir no sábado. Os municípios adotam estratégia diferenciada. O número de unidades vacinadoras é maior”, explica a coordenadora do Programa de Imunização da Sesa, Marta Casagrande Koehler,

Neste ano, serão imunizados idosos com 60 anos ou mais, população indígena, crianças de seis meses até menores de dois anos de idade, gestantes e profissionais de saúde que fazem atendimento para a gripe. A meta é que 80% do público-alvo, estimado em 520.917 pessoas, passe pelos postos de vacinação. A Campanha vai até 13 de Maio.

A vacina pode ser aplicada em grávidas em qualquer fase da gestação e as crianças na faixa etária especificada, que nunca a receberam antes, deverão ser imunizadas com duas doses, com intervalo de 30 dias. A vacinação não é recomendada àqueles com histórico de reação grave à dose anterior ou que apresentam alergia grave à proteína do ovo de galinha.

De acordo com a literatura médica, a gripe é responsável por 75% das infecções respiratórias, sobretudo em crianças e idosos, e a vacina é a principal forma de prevenção. Além disso, diminui as internações hospitalares, os gastos com medicamentos e a mortalidade evitável.

Mito

Ao contrário do que muitos pensam, a vacina é incapaz de provocar gripe, pois não contém o vírus, apenas fragmentos inativados. Se após a imunização alguém teve a doença, provavelmente já estava com a gripe incubada. A vacina começa a proteger de 14 a 21 dias após a aplicação e o ápice se dá de quatro a seis semanas.

Em alguns casos a pessoa pode apresentar algumas reações após a imunização, como dor no local, febre branda, dor no corpo, mal-estar geral, mas que não se enquadram como sintomas de gripe, afirma a coordenadora da Sesa, Marta Casagrande Koehler.

Quem deve tomar a vacina

- Idosos com 60 anos de idade ou mais;
- Indígenas (a partir dos seis meses);
- Crianças com seis meses de idade e menores de dois anos;
- Gestantes (em qualquer período gestacional);
- Profissionais de saúde que trabalham em unidades onde há atendimento para a gripe.

Quem não deve tomar a vacina

- Pessoas com alergia grave à proteína de ovo de galinha
- Pessoas que apresentaram reações graves à vacina contra gripe
- A orientação é que pessoas que estejam momentaneamente com problemas de saúde esperem a melhora do quadro

Datas da Campanha

- Início: 25 de abril
- Dia D: 30 de abril
- Término: 13 de maio

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard