29/11/2011 13h41 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Dia Mundial de Luta contra a Aids: Sesa destaca aumento de casos da doença em jovens

Com o tema “A Aids não tem preconceito. Previna-se.” o Ministério da Saúde (MS) chama a atenção, neste ano, para o aumento do número de casos da doença nos jovens brasileiros. No Espírito Santo, as estatísticas apontam na mesma direção. Para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, neste 1º de dezembro, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará e apoiará uma série de ações para reforçar a discussão sobre o assunto.

No ES, na faixa etária de 15 a 24 anos, o grupo de pessoas com práticas homossexuais e bissexuais foi o que apresentou maior crescimento da doença, acompanhando a tendência nacional. Em 2004 foram registrados 70 novos casos neste público específico enquanto que em 2010 passou para 129, explica a coordenadora do Programa de DST/Aids da Sesa, Sandra Fagundes.

“Em 2010, no Estado, do total de pessoas acometidas pelo vírus, 22% eram homossexuais e bissexuais. O número de mulheres jovens com HIV/Aids também cresceu um pouco. No mundo todo tem se observado maior quantidade de infecções entre os jovens. São pessoas que não viram a fase inicial da doença e acreditam que ela é banal e crônica”, detalha Sandra.

Este pensamento, de acordo com a coordenadora, faz com que muitos deixem de se prevenir. “A Aids tem tratamento, é verdade, mas tem que prevenir, o jovem não tem usado preservativo. Pesquisas do Ministério da Saúde apontam que o uso de preservativo caiu para 30%. Apesar do aumento de HIV/Aids entre os jovens gays a prevenção deve ser global, qualquer indivíduo que tenha relação sexual desprotegida pode se infectar”, conclui.

Ações

A Secretaria de Estado da Saúde promoverá e apoiará diversos eventos durante o dia 1º de dezembro para lembrar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Das 08 às 16 horas, os servidores da Sesa terão acesso à testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C, além de vacinação contra hepatite B no pátio da Central Administrativa.

Mais tarde, a partir das 19 horas, no Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, será realizado o projeto um Canto Solidário, com Elaine Rowena, com a participação de representantes da Escola Estadual de Música e artistas locais e nacionais. A entrada, à venda no local, custa R$ 20 inteira e R$ 10 meia e será revertida para uma casa que acolhe pessoas com Aids.

Ainda às 19 horas do dia 1º, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, haverá uma sessão comemorativa para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, com presença de técnicos do Programa de DST/Aids da Sesa e pessoas vivendo com HIV (RNP+).

Na sexta-feira (02), no Hotel Bristol, em Camburi, Vitória, profissionais da área da saúde participarão de uma capacitação oferecida pelo Programa de DST/Aids da Sesa sobre o manejo de mulheres e crianças vítimas de violência sexual.

Mais programação

- Durante toda a manhã do dia 1º a Santa Casa de Misericórdia de Vitória ofertará ao público testes rápidos para diagnóstico de Aids no ambulatório de infectologia.

Vitória

- Dia 1º, das 07h30 às 10 horas, “Fazendo uma Ponte para a Prevenção”. Faixas e Panfletagem na Praça do Pedágio da Unidade de Saúde da Praia do Suá. Organização: Coordenação de DST/AIDS da Prefeitura Municipal de Vitória e Associação Capixaba de Redução de Danos (Acard). Das 07 às 09 horas: café da manhã no Centro de Referência de DST/AIDS.

- Dia 05, das 09 às 12 horas, palestra sobre direitos humanos/legislação em Aids. Local: Auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMCID). Organização: Coordenação DST e Aids e do Centro de Referência em DST/Aids.

- De 01/12 a 16/12/2011 – Campanha de Testagem nas Unidades de Saúde. Acesso facilitado a exames de sífilis, hepatites virais e Anti-HIV. Organização: DST/Aids e Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.

Cariacica

- Dia 1º, das 7h30 às 12 horas, ação de prevenção e testagem rápida de HIV na Ceasa (Centrais de Abastecimento do Espírito Santo S/A), junto aos funcionários, comerciantes e aos visitantes que estiverem presentes com o Centro de Referência em DST/Aids de Cariacica e Casa de Apoio Campo Grande.

- Dia 02, das 8h30 às 12 horas, ação educativa e preventiva, com distribuição de material informativo e preservativos no Faça Fácil, Centro de Referência DST/Aids de Cariacica e Casa de Apoio Campo Grande.

Viana

- Dia 1º, às 18 horas, abertura oficial da semana com a presença de autoridades municipais e estaduais, no Dia Mundial de Luta contra a Aids.
Palestras com Célia Regina Pauletti (Sesa) Tema: “Combatendo a Aids hoje”.
Exibição de Vídeos, shows de Drag queens e show .
Local: Pátio da Prefeitura Municipal de Viana.

- Dia 02, às 19 horas, palestra na Escola Tancredo Neves, com exibição de vídeos educativos, coleta de exame de VDRL, distribuição de informativos e o relançamento do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), em parceria com a Sesa e Secretaria de Estado da Educação (Sedu).

- Dia 05, às 08h30, café da manhã com membros da terceira idade na Unidade de Saúde do Bairro Marcilio de Noronha.

- Dia 06, às 14 horas, Projeto “Olhe! Pare e escute!”, ao lado do Posto Policial Federal, na BR 262, Bairro Ribeira, onde serão distribuídos insumos e fôlderes, além da aferição de pressão arterial, aplicação de vacina, informações sobre a saúde do homem para os motoristas e caminhoneiros abordados pelo projeto.

- Dia 07, às 16 horas, encerramento da Semana Municipal de Combate à Aids de Viana, com o Projeto “Olhe! Pare e Escute!”, com estande do Programa Municipal de DST/Aids, distribuição de insumos, fôlderes, aconselhamento, tira dúvidas de DST/Aids e exibição de vídeos educativos. Local: Posto 13 de Maio II no Bairro Jucu.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn