28/11/2011 14h10 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Encontro discute criação de política para controle populacional de cães e gatos

Nesta quinta-feira (01) e sexta-feira (02), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com outros órgãos, promove um encontro que contribuirá para a formulação de uma política estadual de controle populacional de cães e gatos. O evento será realizado na Escola de Saúde Pública de Vitória e os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3137-2483 ou pelo e-mail ambientalraiva@saude.es.gov.br.

Atualmente há aproximadamente 586 mil cachorros e gatos no Espírito Santo. Segundo o Ministério da Saúde (MS), estima-se que 20% desse total sejam animais errantes (em torno de 117 mil). Muitos destes podem representar perigo para a saúde humana com a transmissão de zoonoses (doenças que podem passar de animais para seres humanos), como a raiva e leishmaniose visceral, entre outras.

Diante disso, a Sesa está conduzindo a implantação de uma política de controle populacional de animais baseada na castração. Há outros métodos, mas este agiria diretamente na origem do problema, afirma o coordenador do Programa de Controle de Raiva da Sesa, Marcos Antônio da Cunha.

Durante o encontro, os participantes terão contato com profissionais de São Paulo e Minas Gerais, estados onde já existem iniciativas como esta. No Espírito Santo, Guarapari também realiza um projeto pioneiro. A coordenação do Programa de Raiva da Sesa espera trazer este assunto à tona para que tenha adesão dos municípios capixabas.

“Queremos fazer uma política para que seja sustentável e possível de ser executada pelos 78 municípios”, ressalta o coordenador, lembrando que os centros de controle de zoonoses municipais são os responsáveis pelas ações de campo.

O 1º Encontro Estadual para a Construção de Uma Política de Controle Populacional de Cães e Gatos no Espírito Santo é uma iniciativa da Sesa em parceria com o Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosemses), do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES) e da Sociedade Protetora dos Animais (Sopaes).

Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn