17/11/2011 10h00 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Especialistas debatem saúde mental do trabalhador nesta quinta-feira (17)

Especialistas, profissionais da saúde, acadêmicos e interessados em debater a saúde mental do trabalhador estão reunidos desde a manhã desta quinta-feira (17) no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Vitória. Eles participam do II Fórum Saúde Mental do Trabalho, que trata do aumento no adoecimento mental relacionado ao trabalho, notificado pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Cerest).

A abertura do evento teve a participação do secretário da Saúde, José Tadeu Marino, que destacou a importância da iniciativa. “É uma ocasião que vai ajudar na troca de experiência e na qualificação dos profissionais. Os transtornos mentais relacionados ao trabalho já são a segunda maior causa de atendimento no Cerest”.



A incidência dos transtornos mentais relacionados ao trabalho só está atrás das Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e, para Marino, reflete as características da sociedade. “Nós vivemos em uma sociedade muito violenta e competitiva. Essa pressão toda repercute na saúde mental do trabalhado e contribui para aumentar este atendimento”.

Além de Marino, o Fórum contou com a presença da coordenadora do Cerest, Isabel Muniz; da médica do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Estado, Lia Tamara; do gerente da Vigilância em Saúde, Pedro Benevenuto e a especialista em psiquiatria, palestrante convidada, Edith Seligmann Silva.

O II Fórum Saúde Mental do Trabalho transcorre até às 16 horas desta quinta (17) no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.077, Bento Ferreira, Vitória.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Jucilene Borges|Alessandra Fornazier|Marcos Bonn|Fabrício Fernandes
(27) 3137-2307|3137-2378|9969-8271|9943-2776|9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard