09/07/2012 05h34 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Espírito Santo vai conhecer e pactuar metas das ações do programa

O Governo do Estado do Espírito Santo e a Prefeitura de Vitoria vão conhecer e debater, na terça-feira e quarta-feira (10 e 11/07), o programa do Governo Federal Crack, é possível vencer. O evento, que prevê a assinatura do pacto de adesão, começará às 09 horas do dia 10/07 no Hotel Quality (Av. Adalberto Simão Nader, 605, Mata da Praia - Vitória / ES).

O pacto entre as três esferas de governo tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar atividades de prevenção. Espírito Santo é o oitavo estado a aderir ao programa, precedido de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre e Santa Catarina.

Pelo Governo Federal, participam a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello e a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki. O governador Renato Casagrande e o prefeito João Coser pelo estado e pelo município.

Na área da Saúde, até o fim do ano, o estado e a capital deverão receber recursos financeiros para ações de tratamento. A verba se destina a implantar novas Unidades de Acolhimento e Tratamento (CAPSad) e leitos de curta permanência especializados em dependência química.

Na área da assistência social, as ações para o enfrentamento ao crack contarão com a ampliação da capacidade de atendimento dos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e dos Centros de Referência Especializados para Pessoas em Situação de Rua (Centros POP).

Na área da Prevenção estão previstas ações voltadas para a escola e a comunidade, o Espírito Santo poderá contar com investimentos, aplicados diretamente pela União. Até 2014, serão ofertadas cerca de vagas em capacitações presenciais e a distância para profissionais do estado. A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça é responsável por articular essa formação.

Na área da Segurança Pública estão as ações policiais do programa irão se concentrar nas fronteiras e nos locais de grande concentração de uso do crack nos centros urbanos. Está prevista também a implementação de policiamento ostensivo e de proximidade nas áreas de concentração de uso de drogas. O Espírito Santo poderá receber bases móveis equipadas com sistema de videomonitoramento, câmeras de videomonitoramento fixo, veículos e motocicletas e equipamentos de menor potencial ofensivo, além da capacitação de profissionais de segurança pública que irão atuar nas cenas de uso de crack e outras drogas.

A expectativa é que a utilização de câmeras móveis e fixas contribua para inibir a prática de crimes, principalmente o tráfico de drogas.

O programa Crack, é possível vencer prevê, no total, R$ 4 bilhões em recursos federais e conta com ações dos ministérios da Justiça, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da Casa Civil e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. As metas para o Espírito Santo até 2014 serão pactuadas no evento do dia 10 e 11 próximos.