27/07/2011 07h09 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Estado repassa R$ 1,2 milhão para construção de Centro de Tratamento ao Toxicômano na Serra

O município da Serra irá ganhar um serviço de atenção diária e tratamento voltado para crianças e adolescentes com menos de 18 anos que sofrem com problemas de dependência química. Nesta terça-feira (26), o governador em exercício Givaldo Vieira assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro de Tratamento ao Toxicômano (CTT) no Bairro Morada de Laranjeiras.

O Estado repassará ao município, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, R$ 1.246.586,77 para obras e equipamentos. À Prefeitura caberá a cessão do terreno e a gestão do serviço, que contará com equipe multidisciplinar.

O governador em exercício Givaldo Vieira salientou o caráter de atendimento humanizado que o Centro de Tratamento ao Toxicômano disponibilizará aos pacientes e lembrou que o combate à dependência química não é tarefa fácil, mas que o Governo já trabalha eficientes ações nesse sentido.

"Colocaremos à disposição dos moradores da Serra uma estrutura preparada, com profissionais qualificados e que atenderá, de forma humanizada, pessoas que precisam do apoio da nossa gestão para se revigorarem diante à dependência do álcool, das drogas e até mesmo ofereceremos acolhimento aos pacientes com problemas mentais. É importante ressaltar que não há solução simples e rápida para a redução dessa estatística negativa de viciados em drogas. No entanto, o Governo já se organiza e vai construir, além desse Centro em Morada de Laranjeiras, mais 11 unidades em cidades estratégicas do Estado, porque a incidência dos entorpecentes, principalmente, não tem mais fronteiras e também é uma realidade no interior capixaba," afirmou.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço teve a participação, além do governador em exercício; do secretário de Estado da Saúde Tadeu Marino; do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal; secretário municipal de Saúde, Silvani Alves Pereira; deputado estadual Roberto Carlos; vereadores, promotores de justiça e lideranças religiosas e comunitárias.

O secretário de Estado da Saúde Tadeu Marino destacou que o problema da dependência química é um desafio que o Governo escolheu enfrentar e, para isso, está investindo no financiamento da construção de CTTs em 12 municípios, com um investimento total de R$ 13.310.067,00, entre obras e equipamentos. Ele lembrou, porém, que essa é uma demanda não só do Governo, mas de toda a sociedade.

Além da construção de espaços físicos de atendimento, o Governo está organizando a sua Rede de Saúde Mental. “No próximo mês iremos promover seminários regionais para discutir essa temática com todos os poderes e a população para, juntos, construirmos uma política de enfrentamento deste problema que hoje atinge tantas famílias. É fundamental a parceria de todos”, ressaltou.

CTT

O espaço físico do CTT da Serra, que ficará perto do novo Hospital Estadual Dório Silva, terá 603 metros quadrados de área construída – em um terreno de aproximadamente dois mil metros quadrados –, que abrigará quatro consultórios, dois leitos para desintoxicação, auditório para 50 lugares, posto de enfermagem, recepção, acolhimento, área administrativa, farmácia, refeitório, salas para oficina e atendimento em grupo e quadra de esportes. Mais de 190 pessoas serão beneficiadas com o serviço.

Os CTTs representam uma alternativa às internações hospitalares no acolhimento de pacientes dependentes químicos, proporcionando uma atenção intensiva diária que envolve também a participação de familiares. Possui espaço para atividades terapêuticas, lúdicas e de geração de renda, com funcionamento das 7 às 18 horas.

O Centro de Tratamento ao Toxicômano é um serviço aberto e de referência para a região com acesso facilitado aos pacientes, que serão encaminhados pela Unidade Básica de Saúde. O projeto de tratamento para cada pessoa será definido pela equipe interdisciplinar em conjunto com o paciente.

Projeto de Lei

Ainda durante a cerimônia, o governador em exercício, Givaldo Vieira, também assinou o projeto de lei que solicita autorização da Assembleia Legislativa para que o Poder Executivo possa doar ao município da Serra uma área de terra medindo 128.745.571 metros quadrados, situada na Fazenda Carapina.

A área objeto da doação tem por finalidade a implantação de um complexo social, compreendendo: Unidade Básica de Saúde, Centro de Referência de Assistência Social, Centro de Atividade Integradas (CRAS) e assentamento de cem famílias moradoras de área de risco pelo Programa Minha Casa Minha Vida.

Assessoria de Comunicação da Sesa:
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776

Assessoria de Comunicação da Vice-governadoria:
Gabriela Galvão
27-3636-1437 / 27-9603-8959