26/06/2012 12h07 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Farmácia Cidadã de Água Doce do Norte faz um ano de funcionamento com melhorias para a população

A Farmácia Cidadã Municipal de Água Doce do Norte completa um ano de funcionamento na próxima semana. Nesses doze meses, a Unidade, implantada por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), trouxe melhorias à população tanto de ordem estrutural – com local adequando para o fornecimento de remédios – quanto de atendimento – feito por profissionais especializados.

Segundo a coordenadora da farmácia, Érika Rodrigues Lima, que atua há dez anos na rede municipal, os benefícios trazidos pela nova farmácia são visíveis. “Antigamente nossa farmácia funcionava em uma sala do posto de saúde, não tinha muito espaço. Agora, podemos prestar um serviço melhor para os moradores. A estrutura é adequada, com ar-condicionado, e temos atendimento feito por farmacêuticos”.

A Unidade abrange uma população de 11 mil habitantes de Água Doce e tem capacidade de atendimento de 1,4 mil pessoas por mês. Ao todo, possui um espaço físico de 55 metros quadrados, divididos em área de fornecimento e de estocagem de medicamentos, sala de atendimento farmacêutico, bem como uma infraestrutura adequada aos usuários e ao trabalho dos servidores.

O serviço é inspirado no conceito da Farmácia Cidadã Estadual – mas fornece medicamentos da atenção primária – e conta com ambiente climatizado e confortável, disponibilizando atendimento farmacêutico especializado em tempo integral, para orientação dos pacientes quanto ao uso correto do medicamento.

O Governo repassa R$ 20 mil como estímulo financeiro para a concretização do projeto de Farmácia Cidadã Municipal. Mas para receber o recurso, a prefeitura deve seguir uma série de normas técnicas, sanitárias e de segurança, assim como foi feito em Água Doce do Norte. O montante pode ser usado tanto na adequação física quanto na aquisição de equipamentos.

Farmácias Cidadãs Municipais existentes

- Pinheiros