14/11/2011 09h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Fórum debate saúde mental do trabalhador

Os transtornos mentais relacionados ao trabalho já são a segunda maior causa de atendimento no Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Estado da Saúde. Para discutir o aumento do adoecimento mental causado por fatores relacionados ao trabalho, será realizado nesta quinta-feira (17), das 8h30 às 16 horas, o II Fórum Saúde Mental do Trabalho.

O evento será voltado para profissionais de saúde, comunidade acadêmica e demais interessados. As inscrições são gratuitas e 120 vagas estão disponíveis. A programação inclui palestras, debates e lançamento do livro Trabalho e Desgaste Mental: o direito de ser dono de si mesmo, da especialista em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP), Edith Seligmann Silva.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% dos trabalhadores são atingidos por transtornos ocupacionais menores relacionados ao trabalho, como pressão arterial elevada, alterações no sono, gastrite e insônia. Já os transtornos mentais mais graves, como depressão crônica e pânico, atingem de 5 a 10% dos trabalhadores.

A coordenadora do Cerest, a médica especialista em saúde do trabalhador Isabel Muniz, explica que a competitividade do mercado, a gestão por metas e o medo de desemprego vêm afetando bastante a saúde das pessoas. Além disso, novas formas de contratação como terceirizações, contratos temporários e vínculos instáveis levam, muitas vezes, o trabalhador a aceitar condições inadequadas de trabalho.

Isabel destaca ainda a violência dos dias atuais, que expõe categorias como a de motoristas, professores, agentes penitenciários e comerciários a situações de risco constantes, que podem levar ao desenvolvimento de um adoecimento mental.

A médica Denise Rozindo Bourguignon, especialista em Medicina do Trabalho e em Psiquiatria, será uma das palestrantes do evento e falará sobre “Práticas organizacionais e expressões clínicas do sofrimento psíquico”. Ela irá fazer um relato de caso de estresse pós-traumático e falar sobre a reestruturação produtiva nos ambientes de trabalho, que extinguiu postos, trouxe sobrecarga para os trabalhadores e, consequentemente, mais doenças.


II Fórum Saúde Mental do Trabalho
Data: Quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Horário: 8h30 às 16 horas
Local: Senac – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), 2077, Bento Ferreira, Vitória
Inscrições gratuitas nos telefones 3359-7272, 3388-1665 ou 3388-1668.


Programação

8h30 - Mesa de Abertura – Coordenadora: Eliane do Carmo R. Vasconcelos
9 horas - Palestra: Saúde Mental no Trabalho Contemporâneo, com a especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutora em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo, Edith Seligmann Silva.
11 horas - Debates
11h20 - Brunch com lançamento do livro da palestrante: Trabalho e Desgaste Mental: o direito de ser dono de si mesmo.
14 horas - Práticas organizacionais e expressões clínicas do sofrimento psíquico.

Coordenadora: Sheila Gonçalves de Moreira da Silva
Debatedora: Edith Seligmann-Silva
Palestrante: Denise Rozindo Bourguignon - Graduada em Medicina, Especialista em Medicina do Trabalho, Mestre em Saúde Coletiva, Especialista em Psiquiatria.
Maria Elizabeth Barros de Barros – Graduada em Psicologia, Mestre em Psicologia Escolar, Doutora em Educação e Pós-doutora em Saúde Pública.
16 horas - Encerramento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard