08/07/2012 14h37 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Fórum debaterá nesta terça-feira (10) modelo de recolhimento de medicamentos vencidos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará na próxima terça-feira (10), das 8 às 17 horas, no auditório da Assembleia Legislativa, o I Fórum Estadual de Logística Reversa de Medicamentos Vencidos ou Inservíveis do Espírito Santo.

O objetivo do evento é debater um modelo de recolhimento desses medicamentos, criar um grupo técnico estadual para regulamentar o referido sistema no Estado, e disseminar a cultura de hábitos sustentáveis em toda a cadeia farmacêutica, incluindo os usuários.

Foram convidados para o fórum representantes de vigilâncias municipais, superintendências regionais de saúde, órgãos ambientais, instituições de ensino, conselhos regionais e federações de farmácia, empresas, sindicatos e varejistas e atacadistas de medicamentos.

Descarte

Apesar de já existirem no Brasil acordos setoriais com representantes de cadeias produtivas para recolhimentos de pneus, embalagens de agrotóxicos, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias, ainda não há no País uma política nacional para o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso.

O assunto vem sendo debatido nos Estados com participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Saúde, mas ainda não há um consenso sobre a forma ideal de trabalho.

No Espírito Santo, atualmente existem algumas farmácias e drogarias que vem atuando voluntariamente e recebendo esses medicamentos da população. “Eles fazem uma triagem, destinam aqueles que ainda podem ser consumidos para entidades filantrópicas e, os que estão vencidos, são direcionados, na maioria das vezes, para as prefeituras, que geralmente descartam em aterros sanitários”, afirma o coordenador da Comissão Intra-setorial de Implementação da Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde da Sesa (CIGRSS/Sesa), Alexandre Azoury.

Porém, ressalta Azoury, esse fluxo gera preocupação ambiental e custos que oneram o poder público. Na logística reversa, o objetivo é que os próprios fabricantes e demais envolvidos na cadeia de medicamentos sejam os responsáveis pelo seu recolhimento e destinação final adequada. “O fórum será um espaço para iniciar essa discussão no Estado e o grupo de trabalho atuará dando continuidade a esse debate”, afirma Azoury.

Serviço
I Fórum Estadual de Logística Reversa de Medicamentos Vencidos ou Inservíveis do Espírito Santo
Data: 10 de julho
Horário: 8 às 17 horas
Local: Auditório Deputado Emir de Macedo Gomes, Assembleia Legislativa
Endereço: Av. Américo Buaiz, 205, 2º andar, Enseada do Suá, Vitória, ES.

Programação preliminar

8 horas - Inscrições e café de recepção

8h30min - Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Medicamentos – Simone Ribas – ANVISA/MS

10 horas- Política Estadual de Resíduos Sólidos (COGERES, Diretrizes e Ações em Andamento) - Maria Cláudia Lima Couto - IEMA

11 horas - Experiências Exitosas em alguns Municípios (Farmácias e Drogarias e VISAS Municipais)

12h30 min – Almoço

14 horas - Características dos Aterros Sanitários no ES (número, tipos, localização) e Alternativas de Destinação Ambientalmente Adequadas do Tipo de Resíduos ao qual se classifica os medicamentos (incineração, coprocessamento, tratamento químico, etc.) - Andréia Alves Saraiva de Lima - IEMA

15 horas – Intervalo

15h15min - Mesa Redonda- Tema: “Propostas para a implantação da Logística Reversa de Medicamentos no ES”- Fenafar, CRF, Sincades, Sincofaes, Representante da Indústria Farmacêutica, IEMA, GTT DE Medicamentos/ ANVISA.
Moderadora: Deputada Estadual Luzia Toledo

16h30min - Debate e Encaminhamentos

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard