19/03/2012 06h39 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Governador Casagrande entrega Unidade de Saúde em Vila Velha

O governo do Estado do Espírito Santo entregou neste sábado (17), em Vila Velha, a primeira Unidade Saúde da Família construída em uma área do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida – que visa à redução da criminalidade – em Barramares, na Grande Terra Vermelha.

Financiada com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no valor de R$ 1.165.000,00, a obra beneficiará aproximadamente oito mil moradores da Região. A Unidade Saúde da Família Solivan de Souza França possui cinco consultórios de clínica médica, ginecologia e odontologia, salas de observação, inalação, imunização, esterilização, suturas e curativos, além de espaço para higiene bucal, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos.

"Lançamos o programa Estado Presente aqui em Terra Vermelha e esses investimentos em infraestrutura se somam a outros investimentos sociais para atender às demandas da sociedade, para transformar a realidade das pessoas, garantindo qualidade vida e oportunidades para os capixabas. A Segurança pública é nossa prioridade, e com mais educação, mais saúde, mais esportes e cultura, aliados ao fortalecimento das nossas polícias, vamos fortalecer a paz em todas as regiões, principalmente onde estão as pessoas que mais necessitam da ação do Estado", destacou o governador Renato Casagrande.

O governador também salientou que a parceria com o município de Vila Velha, que já obteve uma redução de 10% no número de homicídios em 2011, será mantida, em todas as áreas de atuação do Governo do Estado. "Vamos continuar trabalhando por esses resultados positivos. Temos mais de R$ 300 milhões em convênios com o município apenas nesta Região e, em breve, teremos novas Unidades Saúde da Família em Santa Rita, Vila Batista, Jabaeté, Cocal e São Torquato. Nesta sexta (16), o município também recebeu autorização do Governo para a pavimentação de mais 23 ruas do bairro Normília, no valor de R$ 2,5 milhões", disse.

Também participaram do evento o prefeito municipal Neucimar Fraga, os secretários de Estado da Saúde, Tadeu Marino, de Ações Estratégicas, André Garcia, vereadores, diretores de hospitais estaduais, lideranças locais e população em geral, que acompanhou também o descerramento da placa e uma visita à nova unidade.

Estrutura

Com 600 metros quadrados de área física, a Unidade foi projetada dentro de novo padrão arquitetônico, que inclui características ecologicamente corretas, como jardim interior e ampla distância entre o piso e o teto (de quatro a cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural.

Além de financiar as obras, o mobiliário e equipamentos médico-hospitalares também foram viabilizados pela Sesa. São aparelhos como mesas ginecológicas, geladeira, fogão, estantes e armários. Haverá ainda ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

"Estamos felizes em inaugurar a primeira unidade de saúde dentro do território do programa Estado Presente, um território de ação não só da polícia, mas de políticas públicas voltadas para a saúde, o esporte, a cultura e a empregabilidade. Essa unidade vai trazer mais dignidade à população, autoestima e uma grande quantidade de programas de saúde principalmente voltados para a mulher e idosos, fortalecendo a rede de atenção primária", explicou Tadeu Marino, secretário de Estado da Saúde.

A Unidade Saúde da Família de Barramares será a oitava inaugurada desde 2011. As demais ficam em Anchieta, Jaguaré, Venda Nova do Imigrante, Ecoporanga, Sooretama, Rio Bananal e Cariacica (Santa Fé). O Governo financiará, no total, 73 Unidades Saúde da Família, em 47 municípios, até 2014. O investimento total ultrapassa R$ 75 milhões para abranger uma população aproximada de 450 mil pessoas.

A iniciativa é parte do projeto de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), e uma das prioridades da gestão atual.

Convênios

Além de Barramares, outras cinco Unidades Saúde da Família serão financiadas pelo Governo do Espírito Santo em Vila Velha, nos bairros Santa Rita, Vila Batista, Jabaeté, Cocal e São Torquato. Em cada uma, será investido cerca de R$ 1,5 milhão, entre obras e equipamentos.

Vila Velha também ganhará um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) no Bairro Jabaeté, em Vila Velha. O investimento, incluindo obras e equipamentos, é de R$ 1,2 milhão. A unidade terá capacidade para atender a 190 usuários por mês, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças.

Já em funcionamento desde o ano passado, a Farmácia Cidadã Estadual de Vila Velha foi a sétima implantada na rede, beneficiando mais de 500 mil habitantes do município sede, Guarapari, Anchieta e Piúma. O custeio mensal, apenas em medicamentos, é de R$ 1,5 milhão.

Também em 2011 foi inaugurado o Centro Médico Especializado em Pediatria, no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba). O local concentra salas para consultas ambulatoriais e exames de diagnósticos infantis de diferentes especialidades. O projeto faz parte da proposta definida no Planejamento Estratégico do Governo para a construção de centros médicos especializados.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776 asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação Governo do Estado do ES Rodolfo Harckbart rodolfo.leal@seg.es.gov.br