30/06/2012 09h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Governador entrega Unidade Saúde da Família de Boa Esperança e anuncia convênio

O governador Renato Casagrande entregou, nesta sexta-feira (29), a Unidade Saúde da Família de Boa Esperança, na Região Norte. A construção foi financiada com o repasse de R$ 881 mil feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e beneficiará seis mil moradores. Casagrande aproveitou para anunciar um convênio no valor de R$ R$ 330 mil para a manutenção dos serviços do Hospital Cristo Rei, localizado no município.

Além de investimentos na área da saúde, o governador inaugurou melhorias também no campo da habitação e na malha rodoviária do município. "Este é o maior investimento que Boa Esperança já recebeu em sua história, é a maior quantidade de recursos investidos e nós estamos tendo a alegria de estar vivendo este momento. Estamos dando continuidade às obras que estavam em andamento", disse.

Renato Casagrande ressaltou os esforços do Governo em entregar melhorias à população capixaba durante um período de intranquilidade. "Há uma crise no mundo que está ameaçando o crescimento dos países emergentes, como o Brasil. Além da crise, estamos enfrentando ameaças na questão dos royalties do petróleo. Temos que agradecer muito ao povo capixaba, que não nos deixou sozinhos", salientou.

O governador lembrou que os investimentos na área da saúde são prioridade. "Essa é a 16ª Unidade Saúde da Família que entregamos nessa gestão, que tem como prioridade a saúde. Estamos construindo mais 35 Unidades e, se tudo der certo, queremos entregar 79 dessas. Gostaria de anunciar também um convênio no valor de R$ 330 mil, como compensação, para
custear os serviços de urgência e emergência do Hospital Cristo Rei", comemorou.

Casagrande destacou as demais entregas no município. "Estamos aqui inaugurando esse asfalto, que pavimentamos cerca de 70%, e que ficou muito bonito, está excepcional. Vamos também licitar o asfalto que liga Boa Esperança até a BR 101 de São Mateus. Na área da habitação, é com muita alegria que inauguramos 47 casas aqui, pois já entregamos 76 e vamos inaugurar ainda mais", concluiu.

O governador fez uma visita para conhecer a nova Unidade acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino. "Esta Unidade vai representar um reforço na atenção primária municipal, uma vez que cerca de 80% dos problemas de saúde dos moradores poderão ser resolvidos aqui, deixando os casos graves para os hospitais. As melhorias serão refletidas não só para os pacientes, mas também para os profissionais que atuarão no local", afirmou o secretário.

O secretário estadual de Saneamento e Habitação, Iranilson Casado, o prefeito, Romualdo Milanese, deputados estaduais e federais, além de lideranças políticas locais, também puderam conhecer as dependências da nova Unidade.

A Unidade

A Unidade fica no Bairro Vila Fernandes, possui 600 metros quadrados e tem cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos.

O padrão do projeto arquitetônico adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Além de financiar as obras, o Governo do Estado viabilizará os equipamentos médico-hospitalares e mobiliários no valor de R$ 48 mil, tais como: mesas ginecológicas, geladeira, fogão, estantes e armários. Haverá ainda ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

A construção da Unidade Saúde da Família tem o objetivo de fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Como contrapartida, o município deve disponibilizar o terreno e os profissionais para atuar no local.

A Unidade Saúde da Família de Boa Esperança será a 16º inaugurada desde 2011. As demais são de Piúma, Rio Bananal, Venda Nova do Imigrante, Jaguaré, Sooretama, Cariacica, Ecoporanga, Anchieta, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Águia Branca, Ibiraçu e Marilândia.

Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn