01/04/2011 07h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Governo aumenta oferta de leitos nos hospitais públicos e filantrópicos

O governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, se reuniram com representantes dos hospitais filantrópicos e da rede particular, na tarde desta quinta (31), para estreitar a parceria e traçar medidas de melhorias no setor. Os hospitais filantrópicos, de imediato, vão disponibilizar 80 leitos clínicos e de média complexidade na Grande Vitória e em cidades próximas à Capital. E a rede própria do Estado também terá aumento no número de leitos hospitalares.

Além disso, serão reprogramadas as cirurgias eletivas nas unidades da Grande Vitória. A rede privada metropolitana também mostrou-se solidária e vai aderir ao edital de credenciamento, publicado pela Secretaria de Estado da Saúde no Diário Oficial (DIO) desta quinta-feira (31).

O secretário Tadeu Marino disse que está contando com o apoio dos filantrópicos e da rede particular. “Vamos abrir 41 leitos intensivos em 45 dias na rede própria estadual. O Governo não está medindo esforços para minimizar este problema. Com estas medidas esperamos resolver o problema o mais breve possível” afirmou.

Aumento da oferta

Por determinação do governador Renato Casagrande, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) acelerou algumas medidas, que já vinham sendo elaboradas, para ampliar a oferta de vagas no SUS.

A Sesa publicou no DIO o Edital de Credenciamento de Leitos Privados, estabelecendo regras para hospitais da rede privada interessados na venda de leitos para o Estado. O documento padroniza as compras e vai agilizar o acesso às vagas.

“Com esse Edital, estamos colocando preços de mercado para a compra de leitos de UTI, de enfermaria e de apartamento, e os hospitais privados do Espírito Santo terão regras claras para ofertar leitos para a Secretaria de Saúde”, ressaltou o secretário José Tadeu Marino.

A Secretaria também irá contratar 150 novos profissionais de saúde, o que irá viabilizar a abertura de 41 novos leitos de UTI e semi-intensivos nos hospitais da rede própria. O Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, ganhará 13 novos leitos de UTI, passando de 11 para 24. O Hospital Dório Silva, na Serra, terá 15 novos leitos; o Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, abrirá cinco novos leitos e o Roberto Silvares, em São Mateus, outros oito leitos.

Entre os profissionais a ser contratados estão enfermeiros e técnicos de enfermagem, tanto concursados como em designação temporária (DT), que fazem parte do cadastro de reserva da Secretaria de Estado da Saúde. A contratação deve ser realizada em até 45 dias.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard