26/06/2012 13h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Governo do ES entrega nova Unidade Saúde da Família em João Neiva

Os moradores do município de João Neiva ganharam, nesta terça-feira (26), uma nova Unidade Saúde da Família, no bairro Cohab, totalmente equipada e mobiliada pelo Governo do Espírito Santo, que investiu R$ 250 mil em sua construção. A solenidade de inauguração teve a participação do vice-governador Givaldo Vieira e contou ainda com a presença de diversas autoridades, além da comunidade local.

Estiveram presentes ao evento o subsecretário de Estado da Saúde, Geraldo Correa Queiroz, que representou o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino; o prefeito de João Neiva, Luiz Carlos Peruchi, e o seu vice João Batista Rizzo; o deputado estadual Marcelo Coelho; vereadores, dentre outros.

O vice-governador ressaltou que o Governo investe na eficiência do tratamento de alta complexidade, com a aquisição de centenas de leitos nos hospitais do Estado, mas, que, sobretudo, trabalha para consolidar o atendimento básico à saúde.

“Queremos apoiar os municípios e fortalecer a união de poderes em benefício da qualidade de vida dos capixabas. Esse importante equipamento hoje inaugurado ajudará a humanizar a saúde e desafogar a pressão que os hospitais da Grande Vitória sofrem. A regionalização do atendimento básico é prioridade da gestão estadual, e, esta, inova com a oferta de um consultório odontológico, para cuidar também da saúde bucal de aproximadamente 2 mil moradores da região”, frisou Givaldo Vieira.

O subsecretário Geraldo Correa Queiroz destacou a importância do novo serviço, que atuará na prevenção de doenças e resolução de problemas de saúde quando eles ainda estiverem em seu início. “Uma unidade desta natureza é planejada para dar condições à população de resolver 85% dos seus problemas de saúde. A população está envelhecendo e as doenças crônicas têm aumentado cada vez mais. É preciso tratá-las para que elas não gerem complicações que levam a internações”, disse Queiroz.

Ele lembrou que, além desta, o Governo está construindo no município uma nova USF, no centro da cidade, que beneficiará 8 mil moradores e na qual estão sendo investidos R$ 1.165 mil. Essa unidade faz parte de um conjunto de 73 que devem ser entregues à população capixaba até 2014, em 47 municípios. O investimento total ultrapassa R$ 75 milhões e 15 delas já foram inauguradas na atual administração.

Estrutura da Unidade

A USF Avanildo Torezani foi batizada em homenagem a um dos fundadores do bairro Cohab. Além desta comunidade, o serviço será referência para os bairros São Carlos I e II, alcançando cerca de 2 mil moradores. Com 230 metros quadrados de área construída, a unidade conta com consultórios médico, de enfermagem e odontológico, sala de curativo, de esterilização, auditório para 50 pessoas e ambientes administrativos.

A construção da USF foi feita em parceria com o município, que entrou com uma contrapartida de R$ 200 mil na obra. A grande novidade do serviço é o consultório odontológico, até então não existente nesta comunidade, que facilitará o acesso às ações de saúde bucal dos moradores da região.

O objetivo da construção da Unidade Saúde da Família é fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dessa iniciativa, a Secretaria de Estado da Saúde financia a construção e equipa as Unidades. Em contrapartida, o município disponibiliza o terreno e os profissionais para atuar no local.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn