27/06/2012 08h18 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Governo do ES lança Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa nesta quinta-feira (28)

Visando melhorar o acesso e a qualidade do atendimento do público idoso, o Governo do Espírito Santo lançará nesta quinta-feira (28) a Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, voltada para reorganização da rede de atenção de saúde em todo o Estado. A cerimônia de lançamento será realizada em solenidade às 15 horas, no Palácio Anchieta. Na ocasião, o médico e pesquisador em saúde pública, Alexandre Kalache, que há mais de 30 anos pesquisa a área do envelhecimento, ministrará a palestra “Sob a ótica do envelhecimento ativo: como ser um Estado amigo do idoso”.

A população idosa é o grupo etário que mais cresceu nas últimas décadas no País. No Estado, as pessoas com mais de 60 anos já representam 11% da população e a tendência é de que esse número aumente ainda mais.

Eixos

A política contará com três eixos estratégicos – Assistência Integral e Integrada, Formação e Educação Permanente e Intersetorialidade. Segundo a coordenadora do Programa da Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Regina Mesquita, dentro do primeiro eixo, o principal objetivo é organizar a rede de atenção à saúde contemplando os diversos níveis de complexidade de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste eixo, entre outras ações, está prevista a implantação de serviços especializados em geriatria e cuidados paliativos, sendo o primeiro deles a ser criado no Hospital Estadual Dório Silva, com 40 leitos.

O segundo eixo estratégico é o de Formação e Educação Permanente, que prevê ações educativas para a sociedade sobre os riscos que impedem o envelhecimento saudável; capacitações de profissionais de saúde, para melhoria do atendimento; e cursos para cuidadores de idosos.

Já o eixo da intersetorialidade tem como objetivo promover a articulação e integração da Saúde com diferentes setores, como Assistência Social, Educação, Segurança Pública, Transporte, Urbanismo e Habitação, e seus projetos e serviços voltados para a população idosa e envelhecimento saudável. O planejamento desta integração será feito por meio de oficinas com os municípios nas regiões do Plano Diretor de Regionalização (PDR), nas quais também serão trabalhados os outros eixos estratégicos da Política.

De acordo com Regina Mesquita, a política é um compromisso do Governo do Estado na reestruturação de sua rede. “Este instrumento nos apontará para diretrizes que seguiremos daqui em diante e dependerá do esforço conjunto de vários setores e técnicos, do empenho dos municípios e da escuta das necessidades da população idosa”, ressaltou a coordenadora.

Idosos

A faixa etária com mais de 60 anos vem crescendo progressivamente no Espírito Santo. Conforme dados do Censo do IBGE, em 1991 ela representava 6,73 % da população. Em 2000, esse percentual subiu para 8% e, em 2012, para 11%. A expectativa média de vida do capixaba é de 74,3 anos.

Apesar do envelhecimento acelerado, as condições de saúde desta população não são as melhores. “Em decorrência das doenças crônicas, a população vem desenvolvendo incapacidades físicas e mentais e, com isso, perdendo sua independência e autonomia. Com essa política, queremos proporcionar, a longo prazo e com as intervenções adequadas, mais longevidade e qualidade de vida à esse público”, destaca Regina.

As condições de saúde de idosos podem ser refletidas pelas internações. Em 2010, os idosos, que representavam 10,37% da população geral, corresponderam a 21% das hospitalizações. A mortalidade destes pacientes internados foi de 9,9%, e a média de permanência hospitalar foi de 6,6 dias. Entre as principais doenças que determinaram a ida ao hospital estão as crônicas, na maioria evitáveis, como problemas do aparelho circulatório, respiratório e digestivo. As principais morbidades dentro deste grupo de causas foram por insuficiência cardíaca, pneumonia e angina.

Dentre os idosos, 70% do grupo permanece ativamente inserido na sociedade, tendo a autonomia e a independência preservadas, ainda que possam ser portadores de alguma enfermidade crônica. Já os outros 30% sofrem de doenças crônicas, já com algum tipo de limitação física, mental ou social e, por isso, necessitam de uma assistência especializada em geriatria e gerontologia, voltada aos seus problemas de saúde específicos.

Lançamento da Política Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa
Data: Quinta-feira (28)