17/05/2012 09h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Governo entrega obra da saúde e anuncia mais três unidades em Linhares

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), entregou à população de Linhares nessa quarta-feira (16) uma nova Unidade Saúde da Família (USF), no Bairro Interlagos.

Na oportunidade, Governo e Prefeitura assinaram convênio para a construção de mais três USF nos Bairros Aviso, Juparanã e Planalto, no valor de R$ 1.357.132,13 cada. Além destas, está em fase final de implantação mais uma USF no Bairro Jardim Laguna.

"Vamos trabalhar sempre para a melhoria da qualidade de vida dos capixabas que mais necessitam do nosso suporte, apoiando os municípios no reforço da atenção básica, tanto na saúde, quanto nas demais áreas. A nossa população pode contar com os investimentos do Governo do Estado, em todas as regiões, porque o nosso compromisso maior é cuidar das pessoas", destacou o governador Renato Casagrande, que visitou a nova unidade antes da cerimônia oficial.

Nova unidade

A nova unidade faz parte de um conjunto de 73 USF que devem ser entregues à população capixaba até 2014, em 47 municípios. Com investimento de R$ 1,165 milhão, a USF “Dr. Joel Coelho Ferreira” irá beneficiar cerca de seis mil moradores e fortalecerá ainda mais a atenção primária à saúde do município.

O Secretário de Estado da Saúde José Tadeu Marino destacou sua satisfação com a entrega. "Fico muito feliz quando vejo uma unidade bonita igual a esta, pronta para atender a população. Isto mostra que os recursos foram muito bem aplicados", disse.

Marino destacou a importância dos investimentos do Governo do Espírito Santo na atenção primária. "Aqui nesta Unidade será possível resolver cerca de 80% dos problemas de saúde dos moradores da comunidade de Interlagos, deixando os hospitais com os casos mais graves".

Logo depois, o secretário, acompanhado pelo prefeito Guerino Zanon e pela secretária de saúde de Linhares Sônia Dalmolin, também visitaram as novas instalações. Todas as unidades seguem um padrão, com 600 metros quadrados, cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 75 lugares e ambientes administrativos.

Além disso, possuem projeto arquitetônico com características ecologicamente corretas, como jardim interior e ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação naturais, ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Investimentos

Outros investimentos na área de saúde estão sendo feitos pelo Governo do ES em Linhares, como a construção do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS ad) e de um Pronto-Atendimento.

O CAPS ad vem sendo erguido em uma área construída de 603 metros quadrados e terá capacidade de atendimento de 190 usuários por mês, entre adultos, jovens, adolescentes e crianças. O investimento do Estado, incluindo obras e equipamentos, é de R$ 1,22 milhão.

O serviço será referência para dependentes de drogas na região, que necessitam de atenção diária, com acesso facilitado aos pacientes e seus responsáveis. Funcionará como um espaço para atividades terapêuticas, lúdicas, esportivas, de reinserção social e de geração de renda.

Para a construção do Pronto-Atendimento, no Bairro Shell, o Governo está investindo R$ 2,961 milhões visando melhorar a assistência à urgência e emergência. O projeto contempla sala de classificação de risco, seis consultórios médicos, farmácia, sala de urgência, de eletrocardiograma e toda a estrutura necessária para um atendimento de qualidade aos moradores de Linhares e também dos municípios do entorno.

Rio Doce

Em outubro do ano passado, o Governo assinou convênio no valor de R$ 2,978 milhões para a abertura de serviços de oncologia do Hospital Rio Doce. O recurso custeará o tratamento quimioterápico de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Norte do Espírito Santo no período de um ano.

Também no ano passado, o governador Renato Casagrande autorizou o repasse de R$ 6,027 milhões ao Hospital Rio Doce, garantindo assim o funcionamento de 39 leitos de média e alta complexidade.

O Hospital Rio Doce é uma instituição filantrópica e é referência em cirurgia cardíaca, neurocirurgia e maternidade de alto risco para a Região Norte do Estado. Além de Linhares, a unidade atende principalmente a pacientes dos municípios de Rio Bananal, Sooretama, Jaguaré e São Mateus.

Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier/ Marcos Bonn