20/03/2012 11h13 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Hospital Estadual Central realiza primeira captação de órgãos

Aproximadamente quatro horas de cirurgia para captação de órgãos que poderão salvar quatro vidas. Assim foi realizada a primeira captação de órgãos do Hospital Estadual Central, que está vinculado ao Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O procedimento foi realizado no próprio hospital que é gerenciado pela Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), na última sexta-feira (16).

A diretora técnica do Hospital Central, Andréa Stefano Saliba, ressalta a importância dos familiares conversarem sobre a doação de órgãos. “O benefício da doação de órgãos só é possível com o diálogo precoce dentro de casa. É preciso demonstrar sempre o interesse em ser um doador, caso contrário, a família pode não concordar com o procedimento”.

Os órgãos puderam ser captados por que a família da paciente concordou em fazer a doação total dos órgãos. No entanto, de acordo com a equipe de médicos especializada em captação de órgãos, apenas os rins e córneas estavam em condições ideais para serem transplantados. A paciente tinha 51 anos, deu entrada no Hospital Central no dia 13 de março transferida do Hospital Dório Silva e foi vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, tendo a morte cerebral confirmada na última quinta-feira (15).

Rosemery Erlacher, coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Espírito Santo (CNCDO/ES), reforça a fala da diretora técnica do HEC afirmando que quando o paciente demonstra em vida a vontade de ser doador a abordagem à família fica mais tranquila e os familiares se sentem seguros em fazer a vontade do ente que faleceu, ajudando as pessoas que aguardam um transplante na lista de espera. A CNCDO coordena as atividades de doação e transplante de órgãos no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Renato Guimarães / Danielle Souto
Tel.: (27) 3636-4733
comunicacao@hec.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard