28/06/2012 11h04 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Hospital Estadual de Jerônimo Monteiro passa a realizar cirurgia de ombro

O Hospital Estadual de Jerônimo Monteiro passou a realizar cirurgias eletivas de ombro – aquelas que não são urgentes. O primeiro procedimento foi realizado na última semana e a paciente já se recupera bem. O objetivo é atender a toda a demanda do Sul do Espírito Santo, proporcionando assistência sem que haja deslocamento para outra região.

Segundo a diretora do Hospital, Márcia Cravo, a realização das cirurgias foi possível graças à contratação do ortopedista especializado em ombro, Arthur Beber Machado. Agora, todas às quartas-feiras o médico e sua equipe poderão operar uma pessoa que já tenha sido avaliada e recebido indicação para o procedimento.

“Esse é um procedimento novo na nossa Unidade. Por enquanto será realizado uma vez por semana. A partir do quarto mês, esperamos que sejam realizadas duas por semana. De qualquer forma, o hospital, atualmente, já se tornou referência na área”, salienta a diretora.

Entretanto, há um fluxo para o atendimento. “Para passar pela cirurgia, o agendamento no Hospital ocorre pela Superintendência de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Desta forma, as Agências Municipais de Agendamento repassam a guia de referência para a Superintendência, que encaminha o paciente para o Hospital de Jerônimo Monteiro no caso de moradores da Região Sul”, detalha.

A cirurgia

Entretanto, há um fluxo para o atendimento. “Para passar pela cirurgia, o agendamento no Hospital ocorre pela Superintendência de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Desta forma, as Agências Municipais de Agendamento (AMAs) repassam a guia de referência para a Superintendência, que encaminha o paciente para o Hospital de Jerônimo Monteiro no caso de moradores da Região Sul”, detalha.

Para garantir o sucesso da cirurgia, é preciso que todos complementem o tratamento com fisioterapia. “Com a ampliação desta nova especialidade a tendência é que a gente aumente a taxa de internação no Hospital. O serviço permitirá que o paciente fique mais próximo da casa dele”, salienta a diretora.

A primeira pessoa beneficiada foi dona Valdenir de Souza Gomes, 51 anos, moradora de Marataízes. Há cinco anos ela começou a sentir problemas no ombro direito, o que a impossibilitou de trabalhar como doméstica. “Tive o tendão rompido do ombro direito, não podia nem pentear o cabelo. Depois da cirurgia já recuperei alguns movimentos. Agora espero poder voltar a fazer as tarefas do dia a dia”, conta.

O Hospital Estadual de Jerônimo Monteiro é referência no Sul do Estado em cirurgia geral, vascular, ortopedia – pé, mão e agora ombro – e oferta consultas nessas especialidades. Ao todo, a Unidade conta com 26 leitos – clinica médica, clínica cirúrgica e pediatria – e duas salas de cirurgia. A média de atendimento no pronto-socorro é de dois mil por mês e 120 internações mensais.

Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn