05/07/2012 18h44 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Linhares ganha nova Unidade Saúde da Família

O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, inaugurou, na noite desta quinta-feira (05), a 17ª Unidade Saúde da Família construída pelo governo Renato Casagrande desde 2011. Foram repassados R$ 881 mil para a construção da Unidade Saúde da Família do Bairro Jardim Laguna, em Linhares, além de R$ 48 mil de investimentos em equipamentos médico-hospitalares e mobiliários, beneficiando cerca de seis mil moradores da região.

Participaram do evento o prefeito de Linhares, Guerino Zanon; a secretária de Saúde municipal, Sonia Dalmolim, e vereadores. Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Branca de Neve prepararam uma apresentação para saudar o público presente.

No evento, o secretário Tadeu Marino ressaltou a importância dos investimentos e das parcerias com o município para melhorar o atendimento à população de Linhares. “Além da Unidade de Saúde e das parcerias já existentes com o Hospital Geral de Linhares e com o Hospital Rio Doce, estamos ajudando na construção do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPS ad) e de um Pronto-Atendimento. Tudo isso para que a população seja bem atendida e para que o município continue mantendo os ótimos índices de saúde, um dos melhores do Estado”, destacou.

Estrutura

A Unidade Saúde da Família do Bairro Jardim Laguna possui 600 metros quadrados e conta com cinco consultórios (sendo um multidisciplinar e um odontológico com duas cadeiras), espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos.

O padrão do projeto arquitetônico adota características ecologicamente corretas, com destaque para o jardim interior e a ampla distância entre o piso e o teto (entre quatro e cinco metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural. A edificação conta ainda com ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

A construção da Unidade Saúde da Família tem o objetivo de fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Como contrapartida, o município deve disponibilizar o terreno e os profissionais para atuar no local.

Essa é a segunda Unidade Saúde da Família entregue pelo Governo em Linhares (a outra foi em Interlagos) e a 17º inaugurada desde 2011. As demais são as de Boa Esperança, Piúma, Rio Bananal, Venda Nova do Imigrante, Jaguaré, Sooretama, Cariacica, Ecoporanga, Anchieta, Vila Velha, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Águia Branca, Ibiraçu e Marilândia.

Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/ Jucilene Borges/ Marcos Bonn
Texto: Anny Giacomin