26/04/2011 15h07 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Mais de 200 pessoas participam de Ação Social do Hospital Central nesta terça (26)

Nesta terça-feira (26), Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, o Hospital Estadual Central (HEC), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e gerenciado pela Pró-Saúde, realizou no Parque Moscoso, em Vitória, uma ação social com foco no combate à doença.

Enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital estiveram durante a manhã, ao lado do Restaurante Popular para aferir pressão, avaliar o nível de glicose, esclarecer dúvidas e distribuir informativos com orientações sobre cuidados necessários para prevenção ou controle da hipertensão.

Foram realizadas mais de 200 avaliações incluindo aferições de pressão arterial e testes de glicemia. Das pessoas avaliadas, 33 apresentaram pressão acima do normal e outras 31 apresentaram glicose alta, acima de 126. Todos os participantes que tiveram valores acima do normal foram orientados a procurar o posto de saúde para diagnóstico e devido controle.

O diretor técnico do Hospital Central, Dr. Erli Paiva, também esteve presente e ressaltou a importância do acompanhamento da doença. “A hipertensão é uma doença insidiosa e que depois de alguns anos, caso não seja controlada, pode levar a complicações como doenças cardíacas, renais ou até mesmo a um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Por isso o tratamento é tão importante”, explica.

De acordo com diretor geral do HEC, Edemir Beltrame, esta é mais uma ação focada na atenção à comunidade do entorno do Hospital. “Ao longo do ano, estão previstas ações externas de promoção à saúde e qualidade de vida, destinadas à população que reside próximo ao Hospital. As ações irão proporcionar ainda momentos de interação, que permitem um maior conhecimento do modelo de atendimento diferenciado adotado pelo Hospital Central”, ressalta.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Hospital Estadual Central
Renato Guimarães
Tel.: (27) 3636-4733 / 9278-0468
comunicação.hcv@prosaude.org.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard