11/11/2011 08h46 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Ministério da Saúde anuncia construção de Hospital Materno-Infantil no ES

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (11), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda, anunciou, em primeira mão, a liberação de recursos para a construção de um Hospital Materno-Infantil. O encontro foi mediado pelo secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino e, entre outros participantes, teve a presença de Silvani Alves Pereira, secretário municipal da Serra, município onde será construída a nova Unidade.

Durante a reunião, Helvécio Miranda deu detalhes do projeto: ao todo, serão investidos mais de R$ 49 milhões, dos quais R$ 45 milhões terão como fonte o Governo Federal e a contrapartida municipal será de R$ 4,2 milhões. O número de leitos projetado é de 120 - 60 de maternidade e 60 infantis. Haverá ainda sala de pré-parto, parto e pós-parto e disponibilizará atendimento humanizado conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, o novo Hospital Materno-Infantil já começará seu funcionamento integrado à Rede Cegonha, criado pelo MS, numa área de 25 mil metros quadrados, próximos ao Terminal de Laranjeiras. As obras estão previstas para começar no primeiro semestre de 2012. O Hospital contribuirá para melhorias na assistência de gestantes, futuras mães e bebês capixabas.

Visita ao novo Dório Silva

A partir das 14h40 desta sexta (11), o secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, levará o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda, para conhecer as obras do novo Hospital Estadual Dório Silva, na Serra. O objetivo da visita é integrar a Unidade ao programa S.O.S. Emergências - lançado nesta semana pelo Governo Federal para qualificar a gestão e o atendimento nas emergências de grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Data: Sexta-feira (11)
Hora: 14h40
Local: Novo Dório Silva, Avenida Paulo Pereira Gomes, Morada de Laranjeiras (a dois quilômetros do atual)

Jucilene Borges|Alessandra Fornazier|Marcos Bonn|Fabrício Fernandes