31/03/2011 12h12 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Pesquisa testa remédios homeopáticos em pacientes com dengue

A utilização da homeopatia no tratamento da dengue teve êxito em países como Cuba e em alguns municípios brasileiros, como Santos (SP) e Macaé (RJ). O Espírito Santo pesquisa o tema por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) com a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória.

Na fase atual, estão sendo acompanhados casos de dengue nas Unidades de Saúde dos bairros São Pedro, Jardim Camburi e Praia do Suá, na Capital. Com a ajuda do Laboratório Central da Sesa (Lacen) são realizados testes para um diagnóstico mais rápido da doença (NS1). Pacientes diagnosticados com a dengue passam a receber medicamento homeopático e são monitorados durante duas semanas.

Esse acompanhamento será feito até o mês de junho ou até quando a pesquisa atinja a amostra de 186 pacientes. A partir daí, serão analisados os dados para avaliação dos resultados. “Esperamos que as pessoas tratadas com medicamentos homeopáticos tenham uma recuperação mais rápida, apresentem quadro mais leve e que não evoluam para casos graves da dengue”, afirma a coordenadora da pesquisa e Práticas Integrativas e Complementares da Sesa, Ana Rita Novaes.

A terapia homeopática, explica a coordenadora, tem o objetivo de fortalecer a resposta imunológica do organismo humano frente a agressões externas, por meio da administração de medicamentos à base de substâncias naturais e que serão selecionados pela equipe de homeopatas especificamente para esse momento.

Financiamento

A pesquisa capixaba foi aprovada na primeira fase do edital do Comitê Europeu da Liga Internacional de Homeopatia, que financia estudos homeopáticos em todo o mundo. Se aprovado na segunda etapa, o trabalho poderá receber um aporte de até 300 mil euros. A pesquisa tem ainda a colaboração de um profissional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Apresentação

O protocolo da pesquisa intitulada "Avaliação da eficácia de uma intervenção homeopática nos casos notificados de dengue em Vitória" será apresentado aos técnicos da Sesa nesta sexta-feira (01), às 10 horas, no auditório do Lacen. A apresentação será realizada pela homeopata Ana Rita Novaes. O encontro pretende promover o debate acerca das possibilidades da homeopatia frente à dengue no Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço:
Apresentação do protocolo de pesquisa sobre a intervenção homeopática nos casos de dengue
- Data: sexta-feira (01)
- Hora: 10 horas
- Local: Auditório do Lacen, na sede da Sesa
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 2025, Bento Ferreira, Vitória.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard