22/11/2011 06h42 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Reunião discutirá elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Crônicas nesta terça (22)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove nesta terça-feira (22), às 14 horas, no auditório da Câmara Municipal de Vitória, uma reunião de trabalho para a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Espírito Santo.

Foram convidados para a reunião representantes das gerências de Regulação, Vigilância em Saúde, Recursos Humanos (Nuerd-RH), Normalização, Planejamento e Gestão Hospitalar da Sesa, que apresentarão propostas desenvolvidas em grupos de trabalho intersetoriais divididos em nove grupos temáticos: Hipertensão e Diabetes, Oncologia, Doenças Respiratórias, Obesidade, Violência, Educação Permanente, Rede de Urgência e Emergência, Telessaúde e Álcool e Drogas.

Durante o encontro, as propostas serão discutidas e sintetizadas para a elaboração do Plano Estadual, que seguirá os princípios gerais do Plano Nacional, lançado no segundo semestre deste ano pelo Ministério da Saúde. O Plano Estadual deverá, assim como o nacional, ser construído com base em três eixos: Vigilância epidemiológica; Promoção da Saúde; e Cuidados Integrais.

O objetivo deste plano é preparar o Estado para enfrentar, nos próximos dez anos, doenças crônicas não transmissíveis como acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, hipertensão arterial, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas. No Espírito Santo e no país, essas doenças correspondem a cerca de até 60% das causas de óbitos da população.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento destas doenças estão o tabagismo, sedentarismo, consumo abusivo de bebida alcoólica e alimentação inadequada. Por isso, serão propostas iniciativas de prevenção à saúde que diminuam a prevalência destes fatores junto à população.

Um exemplo disso em âmbito nacional é o Programa Academias de Saúde, lançado esse ano, que contemplou 27 municípios capixabas. O projeto prevê a construção de espaços públicos voltados para a promoção de atividades físicas e práticas corporais, com o objetivo de contribuir com a promoção da saúde da população.

Outro exemplo é o investimento do Governo Estadual na atenção primária, com a construção de 60 Unidades de Saúde da Família, reforçando o trabalho de prevenção à saúde, melhorando a resolutividade das doenças crônicas e evitando futuras complicações que resultem em internações hospitalares.

No Espírito Santo, o campo de atuação do Plano Estadual de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis irá além dos quatro fatores de risco que podem levar ao óbito, e contemplará também as condições de violência (como acidentes de trânsito e agressões), considerando que as chamadas causas externas já ocupam o segundo lugar no ranking de mortalidade capixaba.

Para a implementação das políticas públicas visando a Promoção à Saúde, a Sesa trabalhará em parceria com outras instituições e secretarias, visando viabilizar, assim, as ações para redução das doenças e de seus fatores de risco.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn