11/04/2011 06h32 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Rio Bananal ganha Unidade Saúde da Família

Os moradores de Rio Bananal já contam com uma Unidade Saúde da Família, inaugurada neste sábado (09). O governador Renato Casagrande, o vice-governador Givaldo Vieira e os secretários de Estado da Saúde, Tadeu Marino, e de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, participaram da solenidade, onde também foi assinada a ordem de serviço para o início do projeto “Campo Bom de Bola”.

As obras da Unidade Saúde foram financiadas pelo Governo do Estado, representando um investimento de R$ 1,165 milhão. Ela está pronta para funcionar, inclusive com os equipamentos, e deverá atender diretamente seis mil moradores do município.

“Não quero deixar nenhuma obra inacabada, em respeito à população e ao ex-governador pelo bom trabalho iniciado. Mas, também estamos começando novas obras. Na próxima semana, vamos construir o Campo Bom de Bola. Temos que inserir a juventude e as demais pessoas no esporte para que possamos usar a prática esportiva como instrumento para reduzir a violência e promover a educação. Já a área da saúde, é a nossa prioridade”, assinalou o governador.

Ele disse ainda que tem um plano para otimizar o atendimento da Saúde no Estado. “Nós já temos um plano que está dividido em três grandes caminhos, grandes apoios. O primeiro é fortalecer a atenção primária e estruturar o atendimento de saúde. O segundo item é estimular um consórcio dos municípios para criar centros especializados e organizados em microrregiões. Assim, evitar que muitos saiam do interior e tenham que vir para Grande Vitória para ter acesso a exames médicos. O terceiro item do programa é elaborar um pacto para atravessar as dificuldades nesta área”, explicou Casagrande.

Mais de 300 moradores participaram da entrega, que contou ainda com presença do prefeito de Rio Bananal, Felismino Ardizzon; da secretária municipal de Saúde, Valdinéia Pedroni; os prefeitos de São Domingos do Norte, Élison Campostrini, de Marilandia, Geder Camacho, de Governador Lindemberg, Asterval Altoé, e de Águia Branca, Angelo Corteleti; além de deputados estaduais e autoridades locais.

Estrutura

Na unidade de saúde, os pacientes terão acesso a cinco consultórios (odontológico, ginecológico e clínico), salas de observação, espaço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, esterilização, suturas, curativos, farmácia, auditório com 90 lugares e ambientes administrativos.

A Unidade Saúde da Família de Rio Bananal, que ocupa 600 metros quadrados de área construída, foi inaugurada dentro do novo padrão de projeto arquitetônico, o que inclui características ecologicamente corretas, como jardim interior e ampla distância entre o piso e o teto (entre 4 e 5 metros) para permitir o aproveitamento da luminosidade e ventilação natural.

Além disso, está equipada com aparelhos médico-hospitalares e mobiliários, que foram entregues pela Secretaria, no valor de R$ 35 mil, tais como: mesas ginecológicas, geladeira, fogão, estantes e armários. Haverá ainda ambientes climatizados nos consultórios e no auditório.

Compromisso

O vice-governador afirmou que a inauguração demonstra o compromisso do Governo com a qualidade de vida da população capixaba. “O governo Casagrande é um governo de responsabilidade e, por isso, tem dado continuidade a todas as obras que começaram no governo passado. Com a inauguração desta unidade de saúde, reafirmamos o compromisso com os capixabas. Bem estruturada e construída, ela vai oferecer mais conforto ao cidadão que procurar o serviço de saúde. Antes mesmo de integrar o Governo, acompanhei a demanda do município e fui autor de emenda parlamentar que permitiu a aquisição desta ambulância, que hoje está sendo entregue à comunidade local”, discursou.

Já o secretário Tadeu Marino ressaltou que esta é a primeira Unidade de Saúde de 34 que serão entregues até o fim do ano. “É prioridade absoluta do governo a Atenção Primária à Saúde, que é a porta de entrada na saúde e pode resolver até 90% dos problemas, evitando lotar hospitais”, afirmou.

O secretário disse ainda que, até o fim de 2011, serão inaugurados também três prontos-atendimentos e cinco Centros de Tratamento ao Toxicômano. “Como novidade, vamos inaugurar dois Centros Médicos Especializados nas microrregiões, para não ter que esperar vários meses por consulta e exames, descentralização da saúde”, completou.

Até o momento, já haviam sido inauguradas cinco Unidades Saúde da Família, mas que foram construídas com características do projeto arquitetônico antigo. São elas: Afonso Cláudio, Baixo Guandu, Guriri, Ibatiba e Pinheiros.

Atenção primária

A construção da Unidade Saúde da Família de Rio Bananal tem o objetivo de fortalecer a atenção primária, considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio dessa iniciativa, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se compromete a financiar a construção e equipar as Unidades. Em contrapartida, o município deve disponibilizar o terreno e os profissionais para atuar no local.

Além dos R$ 1,165 milhão destinados à Unidade Saúde da Família, o Estado já repassou para o município de Rio Bananal ,por meio de convênios, R$ 95 mil para aquisição de kit de vigilância sanitária, equipamentos para o Centro de Fisioterapia e ambulância.

Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776