28/10/2010 12h30 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Samu 192 participa de simulação de acidente aéreo no Aeroporto de Vitória nesta sexta (29)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), participa nesta sexta-feira (29) de uma simulação de atendimento a 30 vítimas de um suposto acidente aéreo, próximo à pista de pouso do Aeroporto Eurico Salles, em Goiabeiras, Vitória.

O simulado encerrará o treinamento que o Núcleo de Educação Permanente do Serviço está promovendo de forma voluntária, desde segunda-feira (25), para funcionários da Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária (Infraero) e do Aeroporto de Vitória.

Aproximadamente 50 profissionais estão sendo capacitados em atendimentos a desmaios e convulsões, queimaduras graves, traumas, hemorragias, suporte básico de vida, entre outros casos envolvendo adultos e crianças.

A simulação desta sexta (29) será coordenada pelo Samu 192 e também terá a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Infraero e atendimento pré-hospitalar do município de Serra.

Acidente

A qualquer momento, a partir das 8 horas, as equipes do Samu serão acionadas para atender ao chamado do acidente, que será realizado com uma aeronave em desuso. Toda a ação será registrada e cronometrada, desde a saída das ambulâncias até a chegada ao local do acidente, assim como toda a montagem da cena de socorro e o atendimento às vítimas.

Além de coordenadores, participam da simulação 25 profissionais do Samu 192, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas. Serão disponibilizadas para o treinamento cinco ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Avançado (USA) e três Unidades de Suporte Básico (USB).

Parceria

De acordo com a coordenadora geral do Samu, Engre Beilke, a parceria com a Infraero na realização do treinamento é importante para que os profissionais do Samu 192 repassem os seus conhecimentos, destacando o real objetivo do Serviço: o atendimento a casos de urgência e emergência. “Temos de estar sempre preparados para qualquer tipo de ocorrência, seja ela de pequeno, médio ou grande porte”, ressaltou ela.

Quanto à ação simulada, Engre destaca sua relevância para o treinamento das equipes, pois o número de acidentes com múltiplas vítimas tem aumentado no Estado.

A simulação, promovida pela Gerência de Segurança da Superintendência do Aeroporto de Vitória, é realizada anualmente para atender às normas do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sepaer), do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero.

O objetivo é verificar e aperfeiçoar o processo de atendimento às vítimas de um acidente aéreo, que visa a minimizar as consequências advindas dessas possíveis ocorrências, o salvamento de vidas e o retorno das operações aéreas com segurança.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard