27/04/2011 12h40 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Saúde: confira atendimento durante próximo feriado na Grande Vitória

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai manter os plantões dos serviços de urgência e emergência durante o feriado municipal da próxima segunda-feira, 02 de maio, e os serviços essenciais de saúde não irão parar.

O Samu 192 e os pronto-socorros dos hospitais da rede estadual mantêm atendimento 24 horas. São eles: São Lucas, em Vitória; Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha; Dório Silva, em Serra; e Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba), que concentra, temporariamente, os atendimentos de urgência e emergência do Infantil de Vitória que passa por obras de reforma. O pronto-socorro do Hospital Estadual de Atenção Clínica (Heac), em Cariacica, também funciona 24 horas para emergências psiquiátricas.

No interior, funcionarão da mesma forma os pronto-socorros dos hospitais Roberto Silvares, em São Mateus; Silvio Avidos, em Colatina, João dos Santos Neves, em Baixo Guandu; São José do Calçado, em São José do Calçado; Unidade Integrada Jerônimo Monteiro, em Jerônimo Monteiro; e Rita de Cássia, em Barra de São Francisco.

Ao contrário dos serviços de urgência, que não vão parar, os atendimentos ambulatoriais – que não são de urgência - oferecidos nestas unidades ficarão fechados durante o feriado e só reabrem na terça-feira (03).

Outros serviços

Assim como os pronto-socorros, o Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo (Toxcen) funciona ininterruptamente, 24 horas, durante o feriado. O atendimento é feito por meio do telefone: 0800-283-9904.

O Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), em Vitória, funcionará no sábado (30), das 07 às 15h30. Não haverá atendimento no domingo (01) e segunda-feira (02). A Unidade volta a funcionar na terça (03), das 07 às 17h30.

O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, que presta atendimento ambulatorial, funciona até 18 horas de sexta-feira (29) e volta às atividades após o feriado.

Os usuários que precisarem retirar medicamentos nas farmácias dos Centros Regionais de Especialidades (CREs) Metropolitano, em Cariacica, e de Vila Velha, devem fazê-lo até sexta (29), das 7 às 17 horas, ou esperar até terça (03). Os demais serviços oferecidos pelos CREs Metropolitano e de Vila Velha também serão retomados somente após o feriado, já que não têm caráter de urgência nem de emergência.

Como o feriado abrange apenas a Grande Vitória, os CREs de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e São Mateus não param na próxima segunda (02), funcionando normalmente, das 07 às 17 horas.

Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br