05/07/2012 14h06 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Secretaria de Estado da Saúde recebe preservativos femininos e distribuição será priorizada

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu, esta semana, do Ministério da Saúde (MS), 39.800 mil preservativos femininos. Diferentemente das masculinas, as camisinhas feitas para as mulheres serão distribuídas para grupos prioritários, como profissionais do sexo, quilombolas e aquelas que vivem com HIV/Aids ou têm o parceiro infectado pelo vírus.

De acordo com a coordenadora do Programa de HIV/Aids da Sesa, Sandra Fagundes, a prioridade na distribuição dos itens se faz necessária porque o preservativo feminino ainda é menos comum e depende de uma certa técnica para ser usado. “As mulheres precisam treinar como colocar. Os treinamentos serão dados pelos municípios, serviços especializados e ONGs da área”, ressalta.

“As primeiras mulheres a receber serão aquelas que vivem com HIV/Aids ou que têm parceiros infectados. Haverá prioridade na entrega dos preservativos femininos para os 22 serviços especializados no tratamento da doença no Estado - ofertados em 13 municípios. Há ainda as profissionais do sexo, quilombolas e mulheres engajadas no uso deste item”, completa a coordenadora.

Vulnerabilidade menor

O preservativo feminino apresenta a vantagem de dar à mulher mais controle sobre o ato sexual. “Geralmente a mulher tem que pedir que o homem coloque o preservativo masculino, alguns podem se negar, originando até mesmo uma situação de violência, deixando a mulher mais vulnerável. Com a camisinha feminina essa situação pode se inverter”, lembra Sandra.

“Além disso, como depende de uma técnica própria, o preservativo pode e deve ser colocado antes da relação sexual, justamente o contrário da camisinha masculina. Entretanto, a segurança oferecida por ambos é a mesma contra doenças sexualmente transmissíveis”, conclui a coordenadora.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard