20/03/2012 11h43 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Secretário da Saúde participa de aula inaugural do curso de agente comunitário de saúde

Agentes comunitários de saúde da Macrorregião Metropolitana participaram da abertura do Curso de Formação Inicial voltado para estes profissionais, realizada na manhã desta terça-feira (20) no Centro de Convenções de Vitória. A qualificação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e será operacionalizada pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, participou do evento e ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelos agentes. “Não posso deixar de citar o papel fundamental dos agentes comunitários de saúde, pois são verdadeiros ouvidores da população. Eles fazem o intermédio entre a comunidade e o sistema de saúde”.

Tadeu Marino lembrou os investimentos do Governo do Espírito Santo na área. “Estamos financiando a construção de Unidades Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial em municípios capixabas. A atenção primária à saúde é um dos eixos prioritários deste Governo. Reconhecemos o trabalho maravilhoso que vocês fazem. Muito sucesso para todos”, desejou o secretário.

A abertura do Curso de Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde contou com a participação ainda do procurador de Justiça do ES José Adalberto Dazzi, do presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do ES, Hércules da Silveira, do deputado estadual, José Esmeraldo e do subsecretário da Sesa, Tyago Hoffmann. Os agentes comunitários foram representados por Leila Germano.

Além deles, compuseram a mesa a presidente da Esesp, Maria Luiza dos Santos Velloso, a gerente do setor de Recursos Humanos da Sesa, Lourdinha Amélia Roccon Sossai, o chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sesa, Luiz Cláudio Oliveira da Silva e o chefe do Núcleo de Educação e Formação em Saúde, Andrey Mozzer.



O Curso

A Sesa já formou, desde 2007, 5.834 agentes de saúde, distribuídos em 117 turmas, e capacitou 350 professores. Nesta nova etapa, a previsão é que mais 1.560 agentes em todo o Estado sejam qualificados. Os investimentos, com recursos Estaduais e Federal, totalizam R$ 1,8 milhão. O curso terá 400 horas de duração, com aulas teóricas e práticas, e está organizado em três etapas, com 64 turmas.

Nesta terça-feira (20), o evento reuniu agentes comunitários que atuam Macrorregião Metropolitana do Espírito Santo, de onde saíram 625 inscritos no Curso. Os participantes acompanharam uma palestra com o médico da Sesa e mestre em Educação, Marcelo Dalla, sobre “Efetividade do Agente Comunitário de Saúde no Brasil.

O agente comunitário de saúde é o elo que liga a comunidades aos serviços de saúde e geralmente mora na comunidade onde atua. O Curso de Formação Inicial tem foco na contextualização deste profissional no Sistema Único de Saúde (SUS).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier e Marcos Bonn
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard