10/07/2012 11h12 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Secretário da Saúde participa de debate do programa “Crack, é possível vencer”

O secretário de Estado da Saúde, José Tadeu Marino, participou, na manhã desta terça-feira (10), do debate promovido pelo programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”. O evento, que termina nesta quarta-feira (11), prevê a pactuação dos diversos setores e níveis do poder público para aumentar a assistência aos usuários de drogas, ampliar as atividades de prevenção e enfrentar o tráfico e organizações criminosas.

O secretário aproveitou a ocasião para ressaltar a dificuldade de combater o crescente problema do crack e a prioridade que o tema recebeu. “Nós entendemos que o crack se tornou uma epidemia, por isso desde o primeiro ano de nossa gestão já reunimos a equipe de saúde mental do Estado para traçar um plano muito parecido com o modelo nacional. Isso foi colocado como um dos projetos prioritários do Governo”, explicou.

Tadeu Marino salientou os investimentos feitos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na área e se disse feliz em saber da possibilidade de ajuda no financiamento por parte da União. “O Espírito Santo tem investido muito com recursos próprios em Centros de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas (CAPSad) e na abertura de leitos. Fico feliz quando o Ministério da Saúde (MS) aponta com a possibilidade de financiamento dos nossos projetos”, detalhou.

Segundo o programa, na área da Saúde, Espírito Santo deverá receber recursos financeiros do Governo Federal para ações de tratamento até o final de 2012. O valor está em definição e deve ser aprovado após o ciclo de debates, nesta terça-feira (10) e quinta (11). A verba será direcionada à criação de CAPSad e abertura de leitos de curta permanência de dependência química.

O Espírito Santo é o oitavo a aderir ao programa “Crack, é possível vencer”, depois de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre e Santa Catarina.

A abertura do evento contou com a presença da secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, além de secretários estaduais e técnicos das áreas envolvidas no programa.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard