11/11/2011 09h47 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Seminário de Saúde Mental é aberto pelo secretário do Ministério da Saúde

Os secretários de Estado da Saúde, Tadeu Marino, e de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde (MS), Helvécio Miranda, abriram na manhã desta sexta-feira (11) o Seminário de Saúde Mental da Região Macrorregional Metropolitana. No evento, realizado em Vitória, foi apresentada a política estadual de saúde mental e como ela se estabelecerá em eixos estratégicos.

Tadeu Marino ressaltou a importância da discussão do tema entre os municípios da macrorregião, que concentra 70% da população do Estado. “Queremos discutir desde a qualificação de profissionais para atuação na atenção primária até a criação de novos leitos hospitalares”, disse o secretário.

Ele lembrou que o Governo do Espírito Santo vem investindo na abertura de novos serviços de atenção – os Centros de Atenção de Álcool e Drogas – e trabalhando para a implantação do serviço de residências terapêuticas, casas destinadas às pessoas com transtornos mentais, que permanecem em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.

O secretário Helvécio Miranda reforçou a importância do fortalecimento da assistência na área de saúde mental em todo o país. Ele garantiu que os municípios terão apoio do governo federal para ampliar o acesso dos usuários.

O seminário contou participantes convidados dos 23 municípios que compõem a macrorregião, incluindo diversos setores, como saúde, justiça, educação, assistência social, cultura, direitos humanos, dentre outras áreas. Este foi o segundo de um total de quatro até o final do ano. Os próximos dois Seminários estão marcados para São Mateus (28/11) e Cachoeiro de Itapemirim (05/12).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Alessandra Fornazier/Fabricio Fernandes/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard