06/07/2012 15h06 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Servidores da ouvidoria da Sesa participam de capacitação na próxima semana

Na próxima semana, servidores que atuam na Ouvidoria SUS da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) irão participar de uma capacitação ministrada pelo Ministério da Saúde (MS) para aprender a operacionalizar a ferramenta informatizada – Sistema OuvidorSUS. O curso será realizado entre segunda (09) e sexta-feira (13) na Universidade Vila Velha (UVV), das 8h30min às 17 horas.

Por meio deste sistema, são registrados todos os dados do país, nos níveis municipais, estaduais e federal, relacionados a comentários, sugestões, reclamações e opiniões de usuários sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando uma articulação em rede entre todas as ouvidorias envolvidas.

Além dos servidores da Sesa, participarão do curso, ministrado pela consultora do Departamento de Ouvidoria do MS, Danielle Marques, técnicos de cinco municípios: Vitória, Vila Velha, Guarapari, Cachoeiro do Itapemirim e Nova Venécia, totalizando 20 pessoas capacitadas. Esses municípios são os que já formalizaram a adesão ao Sistema Nacional de Ouvidoria e utilizarão o sistema OuvidorSUS.

Atualmente, a ouvidoria criada na Sesa registra as opiniões dos usuários por meio de telefone e email e, a partir do dia 23 de julho, após conclusão do curso, os dados passarão a ser também registrados no banco de dados nacional.

A capacitação que se realizará no nosso Estado é parte desse processo de criação de ouvidorias e capacitará os técnicos envolvidos a implantá-las efetivamente, a partir da descentralização do registro, tratamento e encaminhamento das demandas e respostas dos cidadãos em cada território de abrangência desses serviços.

Segundo a ouvidora da Sesa, Vera Lúcia Peruch, a ouvidoria é um canal de comunicação entre a população e a gestão do serviço de saúde e possibilita que o cidadão se manifeste e dê sua opinião ou contribuição por meio de denúncia, reclamação, sugestão, elogio ou solicitação de informação.

“Quando uma gestão implanta a ouvidoria, ela reconhece que seu objetivo é atender às necessidades da população, e assim, cria um espaço para manifestação dessa população. Esse é um instrumento de avaliação do SUS, que mostra aos gestores o que é preciso ser feito para melhorar”, explica Vera.
Prioritariamente, em 2012, o Ministério da Saúde, em articulação com os Estados, está buscando incentivar a implantação de ouvidorias nos municípios com mais de 50 mil habitantes mas, de acordo com a legislação do SUS, todo gestor deve criar mecanismos de escuta do cidadão.

O Espírito Santo conta com onze cidades neste perfil, mas até o momento apenas cinco aderiram ao sistema. Para aderirem, eles precisam encaminhar ofício ao Ministério da Saúde e elaborar um plano de trabalho. Vera ressalta que a Ouvidoria da Sesa está apta a assessorar os municípios que desejarem implantar um serviço de ouvidoria.

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