21/10/2010 13h56 - Atualizado em 23/09/2015 13h28

Sesa começa a receber inscrições para curso de qualificação de gestores do SUS

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já começou a receber inscrições para o II Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS, com início previsto para março de 2011. Os gestores estaduais e municipais têm até o dia 30 de novembro para encaminhar à Sesa, via ofício, por AR ou Sedex, a documentação completa dos candidatos a alunos indicados, sendo três titulares e três suplentes. O edital de seleção deverá ser publicado na próxima semana pela Fiocruz.

O curso de qualificação será desenvolvido no Estado na modalidade semi-presencial à distância, com carga horária de 180 horas distribuídas em sete meses. Serão 232 vagas e o candidato a aluno deverá estar desempenhando função estratégica na gestão dos serviços e sistemas.

Entre as áreas prioritárias estão “Regulação, Controle, Avaliação e Auditoria”, “Fundos Municipais e Estaduais de Saúde”, “Planejamento e Programação em Saúde”, dentre outras. Segundo a coordenadora Estadual do curso, Solange Loyola, o público alvo do curso não é o aluno isolado, mas sim equipes gestoras.

“É importante que os gestores indiquem a equipe completa, especificando quem são os titulares e suplentes, pois a lógica desse curso é diferenciada, com o destaque para o aluno-equipe” ressalta. As vagas serão distribuídas entre as secretarias Estadual e Municipais de Saúde e Superintendências Regionais de Saúde.

Em caso de ausência de documentação completa enviada, ou não cumprimento do prazo para o envio, poderá haver remanejamento das vagas para os municípios com mais de 50 mil habitantes, segundo deliberação do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Tutores

Além da seleção de alunos para o curso, está prevista a seleção de quatro tutores titulares e três tutores suplentes. Para ser um tutor, é necessário diploma de nível superior nas áreas de saúde, ciências sociais ou administração, com comprovada experiência docente em graduação ou pós-graduação, preferencialmente na modalidade à distância.

Como o curso é à distância, é preciso ainda ter habilidade para utilizar computadores e recursos de conectividade como internet, e-mails, fóruns, chats e afins. Assim como possuir disponibilidade de 20 horas semanais para o exercício da tutoria, incluindo o plantão presencial de 4 horas semanais na Universidade Federal do Espírito Santo.

Curso

A primeira edição do Curso Nacional de Qualificação de Gestores do SUS ocorreu no período entre dezembro de 2008 e junho de 2009, qualificando 217 gestores e nove tutores e tendo a participação de 64 secretarias municipais e três superintendências regionais de Saúde.

O curso é estruturado pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e está sob a coordenação da Fundação Oswaldo Cruz. No Estado, vem sendo desenvolvido com a participação das Secretarias Municipais de Saúde, Superintendências Regionais de Saúde, Cosems, Comisão Intergestores Bipartite (CIB) e UFES.

O objetivo da qualificação é desenvolver competências de gestão dos diferentes níveis do SUS e formar equipes gestoras, referenciadas na regionalização da atenção à saúde, a fim de atender às novas exigências do Pacto pela Gestão da Saúde.

Mais informações sobre os editais de seleção de alunos e tutores, a partir de 26 de outubro no site www.ead.fiocruz.br ou pelo email cursogestorensp@saude.es.gov.br

Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier