19/03/2012 13h05 - Atualizado em 23/09/2015 13h33

Sesa discute implantação da Rede Cegonha com municípios da Macrorregião Central

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove nesta terça-feira (20) uma oficina para discutir a implantação da Rede Cegonha nos dezoito municípios da Macrorregião Central. A reunião será realizada no auditório da Apae, em Colatina, das 13 às 17 horas.

Durante a oficina, representantes dos municípios serão orientados por técnicos da Sesa e do Ministério da Saúde (MS) na elaboração e cumprimento das etapas para a implementação da iniciativa, com ênfase na primeira fase, que trata sobre a adesão e a elaboração diagnóstica do plano municipal.

Segundo a coordenadora estadual da Rede Cegonha, Eliane Pereira da Silva, nesta primeira fase, os municípios devem fazer um mapeamento dos indicadores de saúde da mulher e da criança para que possam desenvolver ações de combate a problemas e para melhoria do atendimento.

As outras fases para implantação envolvem o desenho regional da Rede Cegonha, a contratualização dos pontos de atenção (hospitais e maternidade participantes), a qualificação dos componentes e, por fim, a certificação. Todas elas são desenvolvidas ao mesmo tempo.

Após a reunião desta terça-feira (20), será realizada mais uma reunião, com os municípios do Sul, no dia 27 de março. Ao término das oficinas, espera-se que o plano municipal da Rede Cegonha esteja pronto e encaminhado para o MS.

Rede Cegonha

A política é de iniciativa do Governo Federal e reúne um conjunto de medidas que visam garantir um atendimento adequado e humanizado às mulheres, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

O Espírito Santo já aderiu ao programa Rede Cegonha e instituiu um grupo condutor estadual, que reúne representantes da Sesa e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), para a efetivação da Rede no Estado. Uma oficina de orientação foi realizada com os municípios no último dia 7 em Vitória.

A proposta de construção da Rede Cegonha no Estado foi elaborada a partir do diagnóstico realizado nas oficinas da Rede de Atenção à Mulher e da Criança, entre 2009 e 2010, com participação de todos os municípios do Espírito Santo. As medidas previstas na Rede Cegonha serão coordenadas pelo Estado, apoiadas pelo Ministério da Saúde e executadas pelos municípios.

Municípios da Macrorregião Central

Águia Branca