13/04/2011 05h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Sesa promove seminário sobre consórcios de saúde nesta quarta (13)

Para discutir o fortalecimento e a formação de consórcios públicos de saúde no Espírito Santo, a Secretaria da Saúde (Sesa) promove nesta quarta-feira (13) o Seminário Estadual de Consórcios de Saúde. O evento será realizado a partir das 09 horas no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória.

A Sesa tem como um dos eixos estratégicos a ampliação do acesso da população à atenção secundária - ou de média complexidade -, regionalizando o acesso a serviços como consultas especializadas e ambulatoriais, exames e alguns procedimentos cirúrgicos.

Uma das metas nesse sentido é apoiar a criação e a participação em consórcios públicos de saúde. Por isso, a Sesa criou em fevereiro uma comissão estadual de fomento e implantação de consórcios que promove o seminário desta quarta-feira.

Participação

O representante do Ministério da Saúde Sandro Terabe será um dos palestrantes. Ele abordará o tema “Consórcios visando o fortalecimento do processo de regionalização e do pacto pela saúde”. Terabe integra a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa e atua como apoiador do Ministério da Saúde para o Espírito Santo. O seminário terá ainda representantes das secretarias estaduais de Minas Gerais e Ceará, relatando suas experiências em consórcios.

O evento deve reunir um público de aproximadamente 200 pessoas, entre prefeitos e secretários municipais de saúde, representantes da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), do Ministério Público Estadual, da comissão de saúde da Assembleia Legislativa (AL), do Conselho Regional de Medicina (CRM), além de técnicos dos consórcios de saúde e gestores da Sesa.

Saiba mais

O consórcio é um importante instrumento de gestão que favorece a união de recursos de diferentes integrantes para a resolução de problemas comuns. O consórcio intermunicipal na área de saúde é uma associação de municípios para atividades conjuntas voltadas à promoção da saúde de suas populações.
Em 1997, foram implantados no Espírito Santo os primeiros consórcios públicos de saúde. Atualmente, existem sete consórcios que abrangem 71 municípios capixabas das regiões Norte, Noroeste, Sul, Sudoeste, Microrregião do Caparaó, Polo Sul e da região Polinorte. Esses consórcios compartilham a gestão da compra de consultas e exames especializados.

Serviço: Seminário Estadual de Consórcios de Saúde
Data: Quarta-feira (13)
Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Vitória.

Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Valesca de Monteiro
Texto: Valesca de Monteiro
valescamonteiro@saude.es.gov.br