26/10/2017 17h51 - Atualizado em 26/10/2017 17h54

Dança circular e auriculoterapia marcam a Semana do Servidor na Sesa

Dando continuidade às atividades da Semana do Servidor, a quinta-feira (26) foi recheada de atividades para os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Pela manhã, a assistente social e instrutora da dança circular Fabíola Bittencorut Pazinatto realizou a chamada dança circular, dança de roda considerada como uma meditação em movimento, que tem objetivos terapêuticos, mentais e físicos, além de ser uma atividade de relaxamento, diversão e integração de grupos.

A técnica é simples e de fácil aprendizado: ensina-se o passo, faz um rápido treinamento em roda e depois dança-se a música.

Fabíola destacou que a dança circular ajuda na integração dos grupos. “Ela trabalha a coordenação motora, equilíbrio, concentração, localização espacial, alegria, adversidade principalmente dos povos e das músicas. Então ela traz também essa forma de a gente acessar outros povos através dos ritmos e suas culturas. E essa partilha solidariedade, porque não precisa saber dançar. A dança circular você acolhe a pessoa que chega na roda e traz para dançar junto. Trabalha a leveza, a solidariedade, enfim, a alegria. A alegria de viver”, destacou.

Já na parte da tarde, os servidores foram atendidos pela enfermeira Eliane Moreira da Costa, que atua no Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos (NUERDRH) da Sesa, que realizou sessões de auriculoterapia, uma técnica aplicada nas terminações nervosas da orelha, que são ligadas aos órgãos do corpo, que promove alívio das dores, enxaqueca, auxilia no tratamento da insônia entre outros.

“Não tem mágica nem mistério, mas tem princípio científico da própria biomedicina e da biomedicina tradicional chinesa. Alguns benefícios são quase que imediatos. Há pessoas que estavam com insônia e dormiram bem”, disse.

 

Programação – Semana do Servidor:

27/10 (sexta-feira)

10 horas – mostra de talentos da Sesa, no Hall da Sesa Enseada do Suá.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard