Horário de visitas é ampliado no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria

Para quem é familiar ou amigo de paciente internado no Hospital Estadual Antonio Bezerra de Faria, agora vai ter mais tempo de visita no local. Isto porque o horário foi estendido em alguns setores da unidade, dando mais flexibilidade aos visitantes. A medida faz parte das ações de humanização implantadas no hospital por meio do Choque de Gestão, projeto estruturante da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O tempo para visita foi dobrado nas unidades de clínica médica, clínica cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já nos setores de alto risco e atendimento avançado, o paciente pode receber até dois visitantes.
O diretor-geral do Hospital, Enrielton Chaves, ressaltou que tanto pacientes quanto visitantes receberam com positividade a ideia. “Em uma semana percebemos a satisfação dos usuários. Com a extensão, foi possível dobrar a capacidade e o tempo da visita, além de fornecer mais opções de horário aos visitantes”.
Segundo o diretor da unidade, esta é uma das ações de humanização que estão sendo implantadas no hospital, que engloba também uma pesquisa de satisfação do usuário e formação do Grupo de Trabalho de Humanização. Ele explicou que a pesquisa de satisfação já está em sua terceira fase e visa identificar o olhar do usuário sobre os serviços oferecidos no hospital, ajudando a gestão a adotar medidas de melhorias na qualidade. A pesquisa é entregue todos os dias a acompanhantes e a alguns pacientes e pode ser depositada em urnas espalhadas pelo hospital.
“A pesquisa consiste basicamente no que o acompanhante ou paciente pensam a respeito do hospital. Há duas semanas estamos aplicando o formato definitivo da pesquisa e vamos estender por mais 15 a 20 dias, para depois analisarmos essas informações”, explicou Enrielton Chaves.
Andressa Alves acompanhou a mãe no setor da enfermaria de clínica cirúrgica e observou o contentamento dos outros pacientes, que agora podem ter um tempo a mais com os familiares. “Foi uma boa alternativa a extensão dos horários de visita e muitos pacientes gostaram, pois muitas pessoas não podem ter acompanhantes. E mesmo recebendo um bom cuidado, o que as pessoas querem é ficar perto de quem gosta, quando está passando por um momento de dificuldade”.
Humanização
Para estimular e dar continuidade as ações implantadas, está em formação o Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital. No dia 11 deste mês, os funcionários do hospital participaram de uma palestra, promovida pelo Grupo Condutor de Humanização da Sesa, sobre a Política Nacional de Humanização.
O encontro teve o objetivo de fortalecer e captar membros para o grupo de humanização da unidade. Um representante do Hospital Madre Regina Protmann também contou a experiência de projetos de humanização bem sucedidos, desenvolvidos no hospital localizado em Santa Teresa.
De acordo com a referência técnica do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos e membro do Grupo Condutor de Humanização da Sesa, Kátia Bastos, a Humanização está dentro dos cinco grandes eixos do Choque de Gestão, projeto que está sendo desenvolvido como piloto no Hospital Estadual Antônio Bezerra de Faria. Entre os eixos estão: gestão por resultados, informatização plena, gestão de custos e controladoria, humanização e suprimentos.
Para melhorar o nível da qualidade e fidedignidade da informação, a Informatização Plena foi um dos primeiros eixos a ser posto em prática. Em outubro do ano passado, o hospital começou a utilizar um novo módulo do sistema para a gestão de saúde da unidade.
Outra entrega do projeto Choque de Gestão, visando uma gestão hospitalar plenamente informatizada, foi disponibilizar aos pacientes o acesso on-line de resultados de exames. Após receber alta, a unidade fornece ao usuário login e senha. Com isso, é possível consultar e imprimir, se necessário, todos os exames laboratoriais realizados no hospital. Isso facilita, por exemplo, quando o paciente precisa continuar um tratamento ambulatorial, após alta, e necessita mostrar os exames ao médico.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-27