26/06/2017 16h52 - Atualizado em 26/06/2017 16h57

Hospital Estadual Central usa tecnologia com inteligência artificial para diagnosticar o AVC

Um sistema que usa a inteligência artificial (e-Aspects) para identificar e quantificar os sinais precoces de danos causados pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC), também conhecido como derrame. Essa é uma ferramenta recém-chegada ao Brasil e que promete revolucionar o diagnóstico do AVC.

Trata-se de um software criado na Universidade de Oxford, na Inglaterra, que analisa as imagens da tomografia computadorizada feito na emergência e, por meio de um modulo de inteligência artificial, destaca as áreas de AVC e cria uma escala de acordo com sua gravidade.

Os resultados são recebidos pelo médico via e-mail e também on-line – por um sistema de acesso a imagens do hospital – chamado Sistema Carestream, que oferece imagens digitais de alta qualidade.

O neurologista José Antônio Fiorot Junior, coordenador da Unidade de AVC do Hospital Estadual Central (HEC), explica que até o momento apenas três hospitais utilizam esse software no Brasil, sendo um deles o HEC: “O sistema vai agilizar e facilitar a identificação das áreas afetadas pelo AVC no cérebro, de maneira mais objetiva, disponibilizando estas informações para o especialista onde quer que ele esteja contribuindo assim para a escolha do tratamento mais adequado e com mais urgência” explicou o médico.

De acordo com Fiorot, o sistema da empresa Brainomix foi implantado no HEC no dia 17 de maio deste ano, e enquanto o hospital participar do Estudo Clínico Resilient, um estudo patrocinado pelo Ministério da Saúde para avaliar a incorporação de tecnologia de trombectomia no AVC agudo, no Sistema Único de Saúde (SUS), não haverá custo.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges/Juliana Rodrigues/Juliana Machado/Isabel Pimentel/Luciana Almeida
E-mail: asscom@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3347-5642/3347-5643/99969-8271/99943-2776/99983-3246

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard