28/11/2011 08h16 - Atualizado em 23/09/2015 13h32

Profissionais debatem propostas para saúde da mulher e da criança no Norte do Estado

Gestores municipais, estudantes, profissionais da área e interessados terão a oportunidade de participar de simpósio para discutir propostas em torno da saúde da mulher e da criança na Microrregião de São Mateus. O evento será promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta terça-feira (29), no auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.saude.es.gov.br.

Entre os temas do “II Simpósio Regional de Atenção à Saúde da Mulher e Criança”, será dado destaque especial ao planejamento familiar em São Mateus e municípios vizinhos onde, em 2010, houve incidência de 22% de adolescentes grávidas (de 10 a 19 anos de idade).

“A gente vai abordar, entre outros temas, o planejamento familiar, como a questão da gravidez indesejada, assistência, qualidade, com foco nas medidas de prevenção”, afirma a presidente do Comitê Regional de Estado e Investigação da Mortalidade Materno-Infantil local, Ana Frechiani Herzog.

Para o superintendente de Saúde de São Mateus, Fabiano Marily, a troca de experiências será importante. “O objetivo é atingir o público adolescente por meio de ações no meio escolar. Os municípios vão absorver isso para que seja intensificado. Existem experiências em municípios da região onde deu certo”.

Do simpósio sairá um documento que dará embasamento às ações que serão implementadas pelos municípios da Microrregião. “Queremos que haja um nivelamento do conhecimento da informação e processo de trabalho”, explica o superintendente.

8 horas - Abertura
8h30min - Saúde Sexual e Reprodutiva: Medidas de prevenção
Planejamento Familiar. Dr. Alexandre Cruz Favarato - Médico Ginecologista Obstétrico

9h30min – Programa Saúde na Escola.
Célia Márcia Birchler - Assistente Social - Mestra em Saúde Coletiva, Referência Técnica Saúde do Adolescente/SESA

10 horas - Coffee Break

10h15min - Conferência: Aborto Clandestino: um problema social e de saúde pública.
Drª Simone Mendes Carvalho - Enfermeira e Professora da UFES – Enfermagem

10h45min - Mesa Redonda: Saúde e Prevenção nas Escolas - Experiências Exitosas. Coordenação de Projetos de Saúde em Escolares dos Municípios: Boa Esperança, Mucurici e São Mateus

12 horas - Almoço

14 horas - Conferência: Programa de Humanização do Pré Natal e Nascimento - SISPRENATAL.
Rita de Cássia S. C. Santa Ana. Enfermeira APS - SRSSM

14h45min – Projeto Assistência ao Pré-Natal: Referência e Contrarreferência. Rogério Resende. Médico Clínico, Professor e Coordenador Adjunto do curso de Medicina da UNESC. Mestre em Saúde Coletiva.

16h15min - Encerramento

16h30min - Coffee Break