24/07/2015 11h54 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Saúde indica medidas que previnem infecção urinária por repetição

A infecção urinária é uma doença comum e ocorre com mais frequencia em mulheres. Se tratada no início, não gera problemas graves. Mas é preciso ficar atento quando ocorrem três ou mais episódios da doença durante o ano, pois isso caracteriza infecção urinária por repetição e pode ser sintoma de problemas renais ou distúrbios no trato urinário.

Segundo o urologista Paulo Roberto Fernandes Oliveira, do Centro Regional de Especialidades (CRE) Metropolitano, em Cariacica, os principais sintomas da infecção urinária, conhecida também como cistite, são dor ou ardor intenso ao urinar, aumento da vontade de urinar, dor no baixo ventre e sangramento no final da urina. O médico explica que pacientes que relatam três ou mais infecções urinárias durante o ano precisam buscar o auxílio de um especialista para investigar as causas do problema.

“São realizados exames para investigar as causas anatômicas, obstrutivas ou funcionais que facilitem a formação de cálculo renal, por exemplo, ou distúrbios anatômicos no trato urinário que causam a reinfecção urinária. Se os exames não demonstrarem nenhum desses problemas, é feito um diagnóstico por exclusão, ou seja, é definida a infecção urinária por contaminação, que pode acometer, por exemplo, mulheres com vida sexual ativa”, afirma o urologista.

De acordo com o médico, a infecção urinária é mais comum em mulheres pelo fato de a uretra feminina ser mais curta e ficar próxima ao trato genital e do ânus, chamado de região perineal, local suscetível à presença de bactérias. Entre as mais comuns está a bactéria Escherichia coli, que normalmente habita o intestino.

Conforme explica o especialista, se a mulher relatou infecção urinária por repetição e o diagnóstico apontou contaminação de bactérias ocasionada durante o ato sexual, a recomendação é tomar bastante líquido e urinar imediatamente após a relação sexual. Segundo o urologista, ao urinar, é feita uma lavagem da uretra, o que impede a chegada da bactéria à mucosa da bexiga. Outra orientação importante é não esperar a bexiga encher totalmente para ir ao banheiro, pois a bactéria age quando a urina está parada.

Tratamento

Quadros de infecção urinária simples, ou seja, que não apresentam complicações, são tratados com hidratação correta, o que significa tomar de dois a três litros de água por dia, e administração de medicamento de acordo com o microorganismo a ser combatido.

Mais dicas

- Mantenha limpa a região da vagina e do ânus. Depois de evacuar, passe o papel higiênico de frente para trás e, sempre que possível, lave-se com água e sabão;

- Beba de dois a três litros de água por dia. O líquido ajuda a expelir as bactérias da bexiga;

- Urine com frequência. Reter a urina na bexiga por longos períodos não é aconselhável;

- Urine depois das relações sexuais, pois isso favorece a eliminação das bactérias que se encontram no trato urinário;

- Evite roupas íntimas muito justas ou que retenham calor e umidade porque essas peças facilitam a proliferação das bactérias;

- Troque os absorventes higiênicos com frequência para evitar a proliferação bacteriana.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Álvaro Muniz
alvaromuniz@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard