Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes tem início nesta segunda-feira (06)

A Estratégia para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos, conhecida como a Campanha de Multivacinação, tem início nesta segunda-feira (06) em todo o Espírito Santo. A estratégia de vacinação, que será realizada de forma seletiva, visa alcançar crianças e adolescentes que ainda não receberam as vacinas previstas no Calendário Nacional ou daqueles que estão com esquemas incompletos.
No Estado, cerca de 750 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos deverão ter a caderneta avaliada para verificação da situação vacinal. A remessa de doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde para atender à estratégia chegou ao longo desta semana e o Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Secretaria da Saúde (Sesa), já iniciou a distribuição às regionais de saúde e aos municípios da região Metropolitana. A campanha segue até o dia 31 de outubro, com o ‘Dia D de mobilização’ previsto para o próximo dia 18.
“A estratégia de atualização acontece de forma seletiva, pois a população-alvo são crianças e adolescentes que não têm registro de doses aplicadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O Espírito Santo voltou a apresentar uma adesão muito importante da família em prol da vacinação, com aumento crescente das nossas coberturas vacinais, mas ainda há imunizantes que precisamos alcançar excelência e garantir cada vez mais a proteção das crianças e adolescentes”, explicou a referência técnica do PEI, Danielle Grillo.
Serão ofertadas as vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Polio inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Meningocócica C (conjugada), Meningocócica ACWY (conjugada), Influenza, Covid-19, Febre amarela, Tríplice viral, Tetra viral, DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto, dTpa e HPV quadrivalente, seguindo o calendário de ambos os grupos, crianças e adolescentes. As doses já estão disponíveis nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado.
Além da vacinação deste público, a estratégia de atualização será direcionada também, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, para a vacinação contra o Sarampo e daqueles adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados contra o HPV.
Para o Sarampo, poderá ser avaliada a situação vacinal daqueles com até 59 anos e de profissionais de saúde, sendo atualizada em caso necessário. Já a vacina HPV para os jovens acontece concomitante a estratégia de mobilização que tem duração até dezembro deste ano.
As coberturas vacinais do Espírito Santo podem ser acompanhadas na “Sala de Situação”, na plataforma do Vacina e Confia https://vacinaeconfia.saude.es.gov.br/
Vacinas ofertadas para crianças menores de 7 anos (considerar esquema vacinal incompleto ou não vacinado)
BCG
Hepatite B
Penta (DTP/Hib/HB)
Polio inativada
Rotavírus
Pneumocócica 10 valente (conjugada)
Meningocócica C (conjugada) / Meningocócica ACWY (conjugada)
Vacina Influenza trivalente (fragmentada, inativada)
Vacina Covid-19
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéolaSCR)
Tetra viral (sarampo, caxumba e rubéola e varicela-SCRV)
DTP
Hepatite A
Varicela
Vacinas ofertadas para crianças a partir dos 7 anos de idade e adolescente menores de 15 anos (considerar esquema vacinal incompleto ou não vacinado)
Hepatite B
Febre amarela
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola-SCR)
Difteria e tétano adulto
dTpa
Meningocócica ACWY (conjugada)
HPV quadrivalente
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Luciana Almeida / Danielly Campos / Thaísa Côrtes / Ana Cláudia dos Santos