Tracoma

O Tracoma

É uma afecção inflamatória ocular crônica, cujo agente etiológico é uma bactéria Gram negativa, a Chlamydiatrachomatis, responsável poruma ceratoconjuntivite crônica recidivante, que em decorrência de infecções repetidas, produz cicatrizes na conjuntiva palpebral, podendo levar a formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios invertidos tocando o olho). As lesões resultantes deste atrito podem causar alterações da córnea, levando à cegueira.

 

O tracoma é uma das mais antigas doenças infecciosas conhecidas. A doença é facilmente transmitida por meio de contato com secreção ocular de pessoas contaminadas e por meio de moscas atraídas para a secreção ocular. Faz parte do bloco das doenças chamadas Negligenciadas por estar mais relacionada à populações em situação de vulnerabilidade social. As crianças até 10 anos de idade e mulheres são mais suscetíveis à contaminação.

 

Pesquisas da OMS afirmam que dois terços dos cegos do mundo são mulheres e meninas, e que o tracoma é a primeira causa de cegueira evitável. Elas correm mais risco em qualquer idade, em qualquer parte do mundo. “Esses altos índices de cegueira e deficiência visual em mulheres podem ser explicados por três fatores: particularidades culturais, sociais e biológicas; maior expectativa de vida e baixo acesso aos serviços de saúde”

 

Em inquérito escolar realizado em 54 municípios em 2003 o ES apresentou uma prevalência média de 4,74% o que levou à necessidade de intensificar as ações do agravo.

 

Desde 2010 a SESA em conjunto com o MS, reiniciou os trabalhos com o objetivo de monitorar a situação epidemiológica de Tracoma em 20 municípios com prevalência acima de 5%, Foi realizada uma busca ativa numa amostra envolvendo 33 escolas (correspondendo a 10% dos escolares) e apresentou taxa de 10,3% de prevalência, demonstrando a permanência da problemática no Estado.

 

Anualmente são realizados inquéritos ampliando o número de escolares examinados, sendo que no ano de 2014 foram feitas ações em 21 municípios, examinados 40877 escolares e encontrados 1651 casos positivos, com uma prevalência de 4,03%

 

A medida que as ações vão se repetindo nos municípios a prevalência vem caindo para parâmetros aceitáveis pela OMS (que é de até 5% de casos positivos em escolares examinados). No entanto, 30 municípios do ES, ainda não realizaram nenhuma ação de inquérito.

 

Por não termos o diagnostico fechado em todo o estado, não podemos afirmar quais são os municípios mais endêmicos e/ou prioritários para o agravo, entende–se que o objetivo é introduzir o exame de tracoma na rotina das equipes de PSF para que tenhamos todos os municípios dentro dos padrões aceitáveis de prevalência da doença.

Tópicos:
Tracoma
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard