SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE ÓBITOS

Apresentação

O Núcleo Especial de Verificação de Óbitos está ligado à Gerência Estratégica de Vigilância em Saúde (GEVS) da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS).

O SVO localizado anexo ao Hospital da Polícia Militar, em Vitória,  sendo referência estadual na realização de necropsias com a finalidade de esclarecimento de óbitos de causa natural não elucidada, óbitos sem assistência médica ou com assistência médica onde a causa da morte não foi definida.

Casos que devem ser encaminhados ao SVO

Casos de morte natural (morte súbita, óbitos domiciliares sem assistência médica e não suspeito de causa externa/violenta, óbitos em Pronto Atendimento sem causa conhecida, Casos notificados e/ou em estudo pela vigilância epidemiológica).

Morte Natural

As mortes naturais em acompanhamento médico e com diagnóstico bem definido, devem ser atestadas pelo médico que acompanhou o paciente em vida. Neste caso não há necessidade de encaminhar o corpo para o SVO.

Se a circunstância do óbito for natural, mas a causa for desconhecia, a pessoa pode ter morrido em casa, num hospital ou em via pública, o corpo será encaminhado para o SVO. Dessa forma, o Serviço de Verificação de Óbito desenvolve um trabalho diferente do que é feito pelo Departamento Médico Legal (DML), da Secretaria de Segurança Pública, que investiga mortes por causas externas, como quedas, envenenamentos, homicídios e outras situações de morte violenta ou acidental.

Procedimentos para liberação de corpos:

Documentos de identificação com foto do falecido e também o CPF e CNS. O familiar de 1º grau (cônjuge, pais, irmãos, filhos e avós) que autorizará o procedimento de necropsia a ser realizado, também deve apresentar seus documentos. 

Para familiar de 2º grau (netos, tios e sobrinhos, etc.) é necessário complementação com certidão de nascimento para comprovar parentesco. No caso onde não é comprovado o parentesco, o reclamante será encaminhado para obter autorização judicial para liberação dos procedimentos e sepultamento.

Sempre que possível, trazer documentos médicos, prontuários, exames laboratoriais, ou de imagem, pertinentes à doença do falecido.

No caso de óbitos fetais ou recém-nascidos, é necessário trazer todos os exames pré-natais, inclusive o cartão da gestante e de vacinas, bem como exames de ultrassonografia, quando estiverem disponíveis.

Para os óbitos fetais, as unidades hospitalares devem encaminhar juntamente com o corpo, a placenta para análise.

É importante que a pessoa a vir reclamar o corpo possa fornecer informações acerca dos últimos dias de vida e/ou histórico de saúde do falecido, e nos casos de gestantes, fetos e recém nascidos, o histórico da gestação e parto.

Procedimento e finalidade da necropsia

É um procedimento realizado por médicos patologistas, com auxílio de técnicos de necropsia, em pessoa falecida (após devidamente autorizados por parente de primeiro grau), encaminhadas ao SVO para elucidação do óbito.

A necropsia consiste do exame externo e interno do corpo, anotações e observações sobre quaisquer aspectos que possam ser encontrados fora do normal. Durante o procedimento são coletados fragmentos de tecidos (partes de órgãos) para análise microscópica posterior, caso seja necessário.

Na suspeita de determinadas doenças são colhidos, sangue e líquor de meninges (líquido que protege o sistema nervoso central) para exames laboratoriais como por exemplo cultura, bacterioscopia e pesquisa de agentes infecciosos.

Apenas após a realização da necropsia ou uma análise detalhada do corpo é possível o preenchimento da Declaração de Óbito, pelo médico patologista.

Muitas vezes o diagnóstico da causa do óbito é completamente elucidado durante o procedimento, porém o esclarecimento definitivo da causa mortis requer o estudo microscópico subsequente do material coletado no momento da necropsia.

A confecção de lâminas para análise e elucidação dos casos que não foram definidos apenas com o procedimento de necropsia é parte integrante dos serviços prestados pelo SVO, bem como elaboração de laudos conclusivos das causas do óbito. A liberação dos laudos cadavéricos, após solicitado, pode levar até 90 dias.

 

Localização do SVO:

Av. Joubert de Barros, n°555, Bairro Bento Ferreira, Vitória/ES - CEP: 29050-720 (anexo ao Hospital da Polícia Militar)

Contatos:

Administrativo – (27) 3636-6590

Recepção de Corpos – (27) 3227-7057, 3347-5834, 3347-5835

E-mail: svo@saude.es.gov.br

Horário de funcionamento:

Recepção de Corpos: 24h  

Atendimento ao público: 07 às 19h, diariamente

» Encaminhamento de corpos ao SVO

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard