Quem somos

A Secretaria da Saúde do Governo do Espírito Santo (Sesa) é responsável pela gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, tendo o Conselho Estadual de Saúde (CES) e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) como instâncias que reforçam o compromisso de atuar no propósito de promover a saúde priorizando as ações preventivas e na democratização das informações relevantes para que a população conheça seus direitos e os riscos à sua saúde.

O Espírito Santo possui três regiões de Saúde: região Central/Norte, Metropolitana e Sul com representações de quatro Superintendências Regionais de Saúde (Cariacica, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de itapemirim).

Além da gestão do SUS, a Sesa é responsável pela elaboração da política de saúde, de prover recursos próprios para financiamento do SUS e na gerencia, por meio do Fundo Estadual de Saúde (FES), a alocação desses recursos financeiros para provisão de ações e serviços públicos de saúde para a população capixaba, desde as ações coletivas de promoção e prevenção até os cuidados individuais de tratamento, cura e reabilitação.

Com o objetivo de reestruturar a Atenção em Saúde no Estado, com fortalecimento das gestões municipais, foi criado, em 2019, o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), que atua na resolução e na qualificação do cuidado em saúde para ampliar o acesso da população.

A Sesa dispõe de uma rede própria de serviços de saúde que inclui 16 hospitais, uma unidade de Hemocentro (Hemoes), quatro Hemonúcleos, três Centros de Atenção Psicossociais, 18 Residências Terapêuticas, quatro Centros Regionais de Especialidades, um Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e uma rede conveniada de hospitais filantrópicos e privados.

Coordena, ainda, por meio de suas Centrais de Regulação, a oferta de consultas e exames especializados, além de internações.

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard