Orientações de Saúde para Viagens

 

Que cuidados eu preciso ter antes de fazer uma viagem?

É importante conhecer, com antecedência, os cuidados que devem ser tomados com a saúde. Consulte seu médico para uma avaliação, principalmente se for portador de alguma doença. Evite viajar na vigência de qualquer doença infecciosa aguda. Se precisar fazer uso de medicamentos durante a viagem, obtenha a prescrição médica e a mantenha com você. Lembre-se de adquirir medicamentos suficientes para toda a viagem.

Eu preciso tomar alguma vacina para entrar no Brasil?

Atualmente a Organização Mundial da Saúde define a vacinação contra Febre Amarela como a única exigência para o ingresso nos países signatários do Regulamento Sanitário Internacional que adotam essa medida. O Brasil não faz exigência vacinal para viajantes. Para maior proteção de sua saúde recomenda-se manter atualizado seu cartão de vacinação, especialmente contra febre amarela, influenza e sarampo.

É importante observar que, para atingir a proteção necessária, cada vacina tem um período que pode variar entre dez dias a seis semanas. Por isso, vacine-se com antecedência.

Como devo agir se ficar doente durante o vôo?

Se você ficar doente dentro da aeronave, comunique o fato à equipe de bordo, que tomará as devidas providências e alertará os serviços de saúde do local para onde você está se deslocando.

Em deslocamentos com mais de quatro horas, a imobilidade prolongada aumenta o risco de trombose venosa. Por isso, procure se exercitar a cada duas ou três horas.

Eu posso levar meus medicamentos na viagem?

A entrada de medicamentos no Brasil ou em qualquer país  poderá sofrer fiscalização sanitária. Portanto, não esqueça a prescrição médica. Lembre-se de levar (preferivelmente na bagagem de mão) os medicamentos necessários à completa duração da viagem. Recomenda-se que os medicamentos sejam mantidos na caixa original para melhor identificação.

  •  Medicamentos essenciais acompanhados de prescrição médica (a prescrição deverá possuir o nome do passageiro para ser confrontado com o nome que consta no cartão de embarque).
  •   Medicamentos que não necessitam de prescrição médica: colírio, solução fisiológica para lentes de contato etc. (desde que não excedam 100ml ou 3.4oz se em bagagem de mão).
  •  Insulina e líquidos especiais ou gel, para passageiros diabéticos, acompanhados de prescrição médica (desde que não excedam 100ml ou 3.4oz se em bagagem de mão).

 

Que cuidados de saúde preciso ter?

Alimentação

Viajar para um país de cultura diferente significa também diferença no que é mais básico: alimentação. Para evitar problemas de saúde, adote os seguintes hábitos:

  •  Lavar sempre as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, principalmente antes de qualquer refeição, ao utilizar transportes públicos e locais com muito fluxo de pessoas;
  •  Consumir água mineral envasada;
  •  Ficar atento à limpeza dos ambientes, à apresentação dos funcionários, à frequência do local, pois um lugar sempre cheio pode ser sinal de bons serviços e produtos;
  •  Ficar atento às condições de conservação e apresentação dos alimentos: pratos quentes devem estar bem cozido/assados e quentes na hora de consumir. Já saladas e sobremesas devem estar frias no momento em que forem ser consumidas;
  • Não comer alimentos que aparentem estar a algumas horas em temperatura ambiente;
  • Evitar comer alimentos de ambulantes ou de procedência duvidosa;
  • Evitar comer carnes cruas ou mal passadas;
  • Evitar qualquer prato que contenha ovos crus.
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard