Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo

​Fotógrafo: Ademir Ribeiro/Secom

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior é médico.

Foi Presidente da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/TO; médico da Estratégia da Saúde da Família; clínico geral no Hospital Regional de Paraíso e secretário municipal da Saúde de Palmas/TO.

Possui quatro pós-graduações: uma pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e três pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Integrou o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) como membro de Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho.

Durante sua gestão em Palmas, intensificou o processo de incorporação de tecnologias da informação na atenção especializada, básica e na vigilância em saúde. Obteve reconhecimento da Organização Mundial de Saúde por sua atuação na gestão da atenção à saúde e na hanseníase. 

Em Palmas, levou a atenção básica a uma cobertura de 100%, e descentralizou para os bairros serviços de sete especialidades médicas e multifuncionais por meio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). Também implantou o Consultório na Rua e inaugurou centros de referências de alto padrão e excelência. Os serviços de urgência e emergência da capital, Unidades de Pronto-Atendimentos (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tornaram-se referências nacionais.

Promotor de processos de inovação de ambientes produtivos em saúde e militante do movimento "software livre", atua principalmente nos seguintes temas: ciência, tecnologia e inovação em saúde, formação médica, educação permanente em saúde, gestão da saúde e hansenologia.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard